Categories: Mobilidade

SkyTran vai construir “estradas flutuantes” em Israel

A empresa californiana skyTran, criadora de um sistema de transporte de alta-velocidade que recorre a tecnologia vanguardista de levitação magnética, uniu forças com a Israel Aerospace Industries para a construção de uma rede de transportação elevada, que intenta resolver os problemas de congestionamento de trânsito que afligem a movimentada e grandemente populada cidade de Tel Aviv.

O projeto-piloto consistirá num circuito de 400 ou 500 metros, cujos trilhos electromagnéticos transportarão, a grandes velocidades, pequenos e super-leves veículos suspensos por tecnologia de levitação magnética com capacidade para dois tripulantes.

Numa primeira fase, o sistema de demonstração tecnológica (TDS), que permitirá verificar e ajustar todas as variáveis num ambiente seguro e controlado antes de ser reproduzido noutros locais, os pequenos veículos aerodinamicamente futuristas não circularão a mais de 70 quilómetros por hora. Contudo, deverão atingir os 240 km/h em circuitos públicos, de acordo com Jerry Sanders, diretor executivo da skyTran.

Tel Aviv é uma cidade gravemente afligida por perturbações rodoviárias, visto que não dispõe de um metropolitano e onde a maioria das pessoas desloca-se via automóvel, pelo que o sistema da skyTran será a solução indicada para estas problemas.

O TDS deverá estar finalizado no final do próximo ano.

Quem viu o filme Total Recall com o Colin Farrell e com a Kate Beckinsale certamente lembrar-se-á dos veículos eletromagneticamente suspensos. Digamos que, basicamente, o conceito das redes da skyTran não deverá estar muito longe dessa ficção…que não tardará a ser realidade.

Desta forma, os passageiros poderão requisitar um dos veículos através do seu smartphone e pedir que ele se encontre com eles numa das várias estações localizadas por toda a cidade, e serão levados diretamente para o destino escolhido. O tempo de viagem será verdadeiramente reduzido.

Sanders assegura que este sistema equivalerá a três autoestradas em termos de poder de escoamento do trânsito.

A skyTran declarou que objetiva revolucionar a indústria dos transportes como nós agora a conhecemos, mitigando os congestionamentos e os níveis de poluição nas zonas urbanas.

A skyTran tem vários projetos em todo o mundo para a construção destes novos modelos de transporte público. Contudo, estão pendentes do sucesso do TDS no campus corporativo da IAI em Israel.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago