Smartphone da Kodak: boa aposta ou tiro no escuro?

A Kodak lançou, no decorrer da feira internacional CES 2015, o seu primeiro smartphone, o IM5. Com este dispositivo, a conhecida fabricante de produtos e soluções para a área fotográfica começará a dar os primeiros passos num universo dominado por titãs como a Apple e a Samsung.

kodak im5 smartphone

Com o IM5, a empresa nova-iorquina respira fundo e prepara-se para mergulhar num mar que tem vindo a mostra-se cada vez mais pequeno para os grandes peixes que nele vivem.

O primeiro smartphone da Kodak conta com um ecrã de cinco polegadas Full HD (1920 x 1080), que em nada excede a definição oferecida pelos rivais iPhone 6 Plus e Galaxy s5, que exibem, também, um ecrã ligeiramente maior.

Relativamente à câmara, o IM5 oferece uma resolução de 13 megapixéis, face aos 16 do Galaxy s5. Contudo, o smartphone da Kodak consegue superar os oito MP da câmara traseira do iPhone 6 Plus. Sendo um aparelho que ostenta a marca de uma fabricante de renome da área fotográfica, esperava-se uma câmara mais poderosa do que aquela que o dispositivo exibe.

O IM5 é composto por um processador octa-core de 1,7 GHz, uma memória RAM de um gigabite e uma capacidade de armazenamento interno de oito GB, que pode ser ampliada com um MicroSD. Neste aspeto, o IM5 é amplamente ensombrado pelos mais recentes smartphones das concorrentes Samsung e Apple.

Assim, torna-se evidente que o smartphone da Kodak pouco (ou nada) traz de novo a um mercado cuja maturidade se aproxima muito da saturação, e onde a inovação é o segredo para o sucesso. Resta-nos, então, ver se a nova aposta da Kodak singra ou se se despenha pouco depois de ter levantado voo.

Anunciado na CES deste ano, que termina dia nove de janeiro, o IM5 deverá oficialmente chegar às prateleiras das lojas ainda nos primeiros três meses de 2015.