Snapdragon 801 é o novo processador da Qualcomm

A Qualcomm anunciou o lançamento do processador móvel Snapdragon 801, que irá potenciar a última geração de aparelhos Android.

 

Uma versão atualizada do processador Snapdragon 800 da empresa, que foi anunciado no CES 2013, o 801 terá o mesmo Krait 400 CPU e Adreno 330 GPU como o seu antecessor, mas aumenta a velocidade deles para 2,5 GHz e 578 MHz (de 2,26 GHz e 550 MHz), respetivamente. Ainda integra suporte para o eMMC 5. standard, que permite a utilização de armazenamento flash incorporado mais rápido.

O novo processador já foi mencionado relativamente a vários dispositivos de alta qualidade anunciados no Mobile World Congress 2014, incluindo o novo telemóvel e tablet Xperia Z2 da Sony, que estarão disponíveis este trimestre.

Poderá ainda integrar o novo Samsung Galaxy S5, que deverá ser anunciado no evento de imprensa da empresa no final do dia, visto que o Snapdragon 800 fez parte do Galaxy S4 no lugar do processador Exynos da Samsung.

O novo processador da Qualcomm alveja principalmente um aumento nas capacidades media, numa altura em que os utilizadores consomem cada vez mais vídeo e áudio nos seus aparelhos. O Snapdragon 801 oferece maior qualidade de imagem, com maiores e mais rápidos sensores de câmara e melhorado pós-processamento de imagem, bem como melhorados gráficos móveis e gaming, e cartão de memória SD com maior velocidade, com a Qualcomm a dizer que a performance proporciona à oferta cloud um aumento de 30 por cento em algumas características.

Também integra hardware dedicado para serviço dual-SIM/dual active (DSDA) na China, enquanto a empresa quer melhorar as suas ofertas no país independentemente de uma investigação governamental em curso.

“Como com todos os processadores Snapdragon, a Qualcomm Technologies continua a atingir uma performance alta de processamento através da integração única e eficiente dos seus motores de processamento personalizado”, disse a empresa.

A Qualcomm também anunciou o lançamento de dois outros processadores de médio a longo alcance, o Snapdragon 610 e 615, que também integrarão a capacidade Cat-4 LTE, oferecendo aos utilizadores uma maior velocidade de download.

Isto marca um importante passo para a Qualcomm, enquanto o Snapdragon 615 é o primeiro octa-core chipset comercialmente disponível com capacidades LTE e 64-bit integradas, e o Snapdragon 610 suporta capacidades LTE e 64-bit usando processamento quad-core.

“A Qualcomm Technologies está a redefinir a experiência do utilizador para dispositivos móveis de alta qualidade, com uma trilogia inédita de um modem LTE, um processador multicore 64-bit e multimédia mais avançada”, disse Murthy Renduchintala, vice-presidente executivo da Qualcomm.

O processamento 64-bit pode ser encontrado nos chip A7 da Apple, relativamente aos quais o vice-presidente da Qualcomm e diretor de marketing da Qualcomm, Anand Chandrasekher, foi amplamente criticado por, depois de ter ridicularizado o seu lançamento, rotulando-o de “dispositivo de marketing” e dizendo que os consumidores não usufruiriam de nenhum benefício pelo uso dos chips 64-bit. Chandrasekher foi colocado noutro cargo dentro na empresa depois dos seus comentários.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago