Sony cria divisão para pôr jogos PlayStation no iOS e Android

Primeiro a Nintendo, agora a Sony. A marca nipónica anunciou a criação de uma nova empresa destinada ao desenvolvimento e distribuição de uma estratégia de conteúdos para “aparelhos inteligentes.”

Com início de operações a 1 de abril, a nova empresa vai explorar a migração de jogos PlayStation para iOS e Android, as duas principais plataformas de smartphones e tablets do mundo.

No comunicado corporativo, a Sony anunciou que a subsidiária irá chamar-se ForwardWorks Corporation e o seu objetivo é “implementar novos serviços no mercado de aparelhos inteligentes em constante expansão.” Também a 1 de abril, a Sony Computer Entertainment vai mudar o seu nome para Sony Interactive Entertainment.

“A ForwardWorks vai capitalizar na propriedade intelectual dos numerosos títulos da PlayStation e os seus personagens de jogo, bem como o conhecimento e know-how no desenvolvimento de jogos que foi adquirido ao longo dos anos com a Playstation, para oferecer aplicações de jogos optimizados para aparelhos inteligentes, incluindo smartphones”, explica a empresa. A grande dúvida é sobre a disponibilização mundial destas novidades, porque o comunicado refere especificamente “utilizadores no Japão e Ásia.” A empresa quer dar aos utilizadores a oportunidade de se divertirem casualmente com videojogos no mercado dos aparelhos inteligentes.”

A ForwardWorks estará sediada em Tóquio e reportará como subsidiária de pleno direito. É uma iniciativa relevante numa altura em que a Sony está a preparar o lançamento da realidade virtual, PlayStation VR, e que a Nintendo está a ter bons resultados com a primeira aplicação móvel de sempre, Miitomo.