Startup financiada para comercializar appliance Metamorfo

A startup Shape Security vai receber 26 milhões de dólares, ou seja, 19,2 milhões de euros, para desenvolver e comercializar a appliance Metamorfo.

financeA Shape Security está a ganhar visibilidade no mercado suportada por uma linha de investidores de elite e anunciando a tecnologia Metamorfo, que se destina a evitar ciberataques a sites. Colocada “à frente” dos sites faz, o código das páginas mudar subtilmente, de modo a evitar ataques.

A empresa já atraiu perto de 19,2 milhões de euros em financiamento de capital de risco da Kleiner Perkins Caufield de & Byers, Tomorrow Ventures, de Eric Schmidt , Baseline Ventures, Google Ventures, Asa Ventures, Venrock e de pessoas como o ex-CEO da Symantec, Enrique Salem.

Shamun Ghosemajumder, vice-presidente de estratégia da Shape Security, explica que “a ideia chave é não mudar nada vísivel ao visitante, mas tudo o que preocupa o programador”. A tecnologia Metamorfo é projetada para nunca deixar um atacante ser bem sucedido nas suas tentativas de minar o site através de ataques do tipo “cross-site scripting” ou de negação de serviço. A Shape Security denomina a tecnologia como “polimorfismo em tempo real”.

“Com a Metamorfo, o site e o HTML irão re-escrever-se constantemente onde quer que sejam implantados”, explica Ghosemajumder. No entanto, para o visitante o conteúdo é o mesmo.

O objetivo passa por criar uma defesa contra algumas das vantagens naturais dos atacantes, quanto ao estudo exaustivo dos sites que pretendem atacar. Segundo o vice-presidente, a abordagem da Metamorfo exige um poder de processamento considerável.

Por ser computacionalmente intensiva, a Metamorfo tem de ser cuidadosamente testada em qualquer ambiente de site. Pode ser implantada numa única página, para proteger uma página de autenticação, ou em numerosas páginas de Internet.

A Shape Security não tem nenhum cliente anunciado a usar Metamorfo, mas diz que tem software beta a correr em projetos privados.