Categories: EmpresasNegócios

Startups aliam turismo à tecnologia

A junção entre turismo e tecnologia foi o ponto-chave da conferência “Lisbon Challenge Tourism Day”. Organizada pela Beta-i, contou com a participação de empresários do sector, assim como dez startups que se destacam na área.

Em parceria com o Turismo de Portugal e a Microsoft, a Beta-i integrou também algumas das startups de turismo do “Lisbon Challenge”, um dos programas de aceleração da Europa, que capacita empresas para o crescimento, internacionalização e captação de financiamento a curto prazo.

O turismo é um dos sectores mais importantes da economia portuguesa, com milhões de visitas de turistas estrangeiros por ano. A conferência debateu as potencialidades do sector, assim como as tendências de futuro.

Pedro Rocha Vieira, presidente da Beta-i, sublinha: “O turismo é um sector estratégico de inovação em Portugal, cujas receitas já representam cerca de oito por cento do PIB do país. Mais de  oito milhões de turistas estrangeiros visitaram o país no ano passado. Por isso mesmo, por todas as condições naturais que o nosso país oferece e pelo talento e potencial dos nossos empreendedores, Portugal tem um grande potencial para novos negócios nesta área. Esta conferência vem, precisamente, no sentido de fazer uma análise desta indústria, apontar oportunidades e inspirar possíveis empreendedores a lançarem a sua própria startup.“

“Queremos que Portugal seja um Centro de Empreendedorismo. Promover a inovação no setor através de estímulos dirigidos ao empreendedorismo no Turismo é essencial para a competitividade da nossa oferta turística, assim como para a renovação do tecido empresarial”, afirma João Cotrim de Figueiredo, Presidente do Turismo de Portugal. “O Turismo de Portugal pretende criar um ecossistema de empreendedorismo turístico, que ajude a transformar o potencial criativo nacional em negócio. Queremos afirmar Portugal como um ‘start-up hub’ do Turismo na Europa”, conclui João Cotrim de Figueiredo.

Entre as startups convidadas, para exemplificar o empreendedorismo no turismo português, estiveram a “Rewind Cities”, que cria “máquinas do tempo de bolso”, usando a realidade aumentada; “Doinn” , uma plataforma de emprego para micro-trabalhos, dedicados a anfitriões e convidados de websites de arrendamentos/trocas de férias. Já a “Planedia” permite planear uma viagem com amigos, de uma forma fácil e interativa; por seu lado, a “Goosit” transforma o planeamento de férias, algo que pode ser visto como aborrecido, numa experiência social. Também a “Inviita” opta pela simplificação do planeamento de viagens a “Tationem”, a “moviinn”, a “Trip Dashboard” e a “OwnerMetric” são startups mais viradas para as informações de negócio ou reviews.

A Beta-i é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2010, com o objetivo de promover o empreendedorismo, através de três pontos-chave: a criação e dinamização de uma rede de empreendedorismo e inovação; aceleração de startups com ambição global e facilitação do acesso a investimento e a criação de espaços, serviços e produtos focados no empreendedor. Entre as 2,5 mil candidaturas recebidas, a Beta-i ajudou à dinamização de 430, das quais 130 estão no ativo.

Bit Magazine

Recent Posts

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

15 horas ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

1 dia ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

2 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

3 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

6 dias ago

Microsoft apresenta Responsible AI Transparency Report

A Microsoft desenvolveu 30 ferramentas de IA responsável que incorporam mais de 100 funcionalidades que…

1 semana ago