Startups com o maior financiamento desde 2000

Desde o início do século, com a explosão do dotcom, que não se verificava um investimento tão significativo. Em 2014, as startups receberam 48 mil milhões de dólares, aproximando-se dos valores de 2000, o ano da expansão da internet.

startup-notepad

As startups receberam, em 2014, 48 mil milhões de dólares através de financiamento de empresas de capitais de risco, atingindo o maior valor investido desde 2000, aquando do boom do dotcom. Este número representa um aumento de 61 por cento em relação a 2013.

O setor tecnológico foi um dos que recolheu mais financiamento devido, em parte, a empresas como a Uber, que arrecadou dois financiamentos distintos, que somaram mais de mil milhões de dólares. A aplicação Snapchat conseguiu também cerca de 485 milhões de dólares, ainda que não tenha referido quem foi a empresa responsável pelo financiamento.

O investimento foi possível já que as empresas de capitais de risco não encontraram dificuldades em angariar os valores necessários e graças também à crescente credibilidade e inovação das startups.

No entanto, os números aumentam ainda mais quando juntamos outros investidores para além das empresas de capitais de risco. Foram também realizados financiamentos através de fundos de investimento e empresas internacionais, por exemplo, que não são contabilizados nestes dados.

Marc Andreessen, fundador da Netscape, afirmou na sua página da rede social Twitter, alerta para os perigos deste crescimento, afirmando que o aumento do financiamento não é garantia de uma boa fase no mundo das startups, questionando ainda se Silicon Valley poderá encontrar-se ou não numa espécie de bolha.