Storytrail: Portugueses lançam primeiro guia de cidades em vídeo

A Storytrail foi hoje oficialmente apresentada como a primeira plataforma de guias de vídeo de cidades para viajantes do mundo. A startup portuguesa é uma das que está incubada no Vodafone Power Lab.

Com utilização gratuita, a Storytrail oferece um serviço de visitas guiadas através de centenas de conteúdos em vídeo – todos exclusivos – realizados por uma equipa de várias nacionalidades. Em 2014, o projeto conquistou uma menção honrosa na edição de 2014 da competição de empreendedorismo e inovação Big Smart Cities. Depois, angariou investimento da Portugal Ventures.

A primeira cidade disponível na plataforma é Roma e, através de explicações históricas e curiosidades sobre alguns dos pontos de interesse mais relevantes da capital italiana. A ideia é que os utilizadores consigam antecipar a viagem de forma original.

Cada cidade tem direito a mais de cinco horas de produção audiovisual, com o objetivo de “melhorar a experiência de viagem dos turistas e introduzi-los à cultura do seu destino através de um storytelling cativante e divertido”, explicam os autores do projeto. Uma das diferenciações do serviço é dar aos turistas a capacidade de se imaginarem no local de destino.

Em julho ficarão online os conteúdos de Londres, seguindo-se depois Los Angeles (agosto) e Nova Iorque (setembro). Além destas, nos próximos meses vão ficar disponíveis os vídeos de mais outras nove cidades: Lisboa, Berlim, Boston, Paris, Chicago, Miami, Nova Orleães, São Francisco e Washington D.C..

Para assinalar o seu lançamento, a Storytrail vai oferecer uma viagem a Roma para duas pessoas, com estadia num hotel de cinco estrelas e um jantar romântico num restaurante com estrela Michelin. Para se habilitarem a ganhar, os participantes terão de selecionar a opção ‘win a trip to Rome’. Há também uma componente virada para a disseminação nas redes sociais: quem quiser ter mais do que uma hipótese para ganhar a viagem, pode publicar a iniciativa nas suas contas e beneficiar por cada amigo que aceder através da sua partilha.