SUSE integra o Docker no SUSE Linux Enterprise Server 12

A SUSE, empresa alemã de software open source, passou a integrar o Docker no SUSE Linux Enterprise Server. O Docker é uma plataforma aberta para acelerar e automatizar a implementação de aplicações em vários sistemas Linux.

Os containers do Docker agregam uma peça de software num sistema de ficheiros que contém aquilo de que precisa para ser executado: código, runtime, ferramentas de administração e livrarias. Isto garante que responde sempre da mesma forma, independentemente do ambiente em que é executado.

“O advento da virtualização reduziu o tempo necessário para executar um servidor de horas para minutos – o Docker reduziu esse tempo para segundos”, referiu em comunicado Ralf Flaxa, vice-presidente de engenharia na SUSE.

Como parte integrante do SUSE Linux Enterprise Server 12, uma solução para aplicações SAP, o Docker da SUSE “melhora a eficiência operacional e é acompanhado por ferramentas fáceis de utilizar para criar, implementar e gerir containers”, diz a empresa em comunicado.

A SUSE disponibiliza imagens pré-construídas a partir de uma fonte testada. Adicionalmente, os clientes podem criar um registo por trás da firewall da empresa, minimizando a exposição a ataques maliciosos e promovendo um melhor controlo da propriedade intelectual.

O SUSE Linux Enterprise Server inclui hipervisores KVM e Xen, e é indicado para ambientes virtuais e cloud.Com a implementação do Docker, os clientes podem criar, entregar e executar aplicações inseridas em containers no SUSE Linux Entreprise Server em ambientes físicos, virtuais ou cloud.

Thomas Brottrager, diretor de IT na STIA Holzindustrie GmbH, salientou em comunicado que “a ferramenta Docker incluída no SUSE Linux Enterprise Server permitiu-nos reduzir o número de máquinas virtuais de que precisamos para gerir no nosso ambiente de desenvolvimento. Como resultado obtivemos uma poupança significativa na administração dos sistemas.”

A SUSE indica que a atual oferta Docker é compatível com servidores x86-64 com suporte para outras plataformas de hardware. Está também prevista a integração deste tecnologia open source com o SUSE Manager.