Receita da Red Hat aumenta 18% no terceiro trimestre

A Red Hat, especializada no fornecimento de soluções open source, anunciou os resultados financeiros do terceiro trimestre do ano fiscal de 2017, encerrado em 30 de novembro de 2016. O maior destaque nesse período foi o crescimento de 18% na receita.

A receita total para o trimestre foi de  615 milhões de dólares, enquanto a receita de subscrição foi de 543 milhões de dólars, um aumento de 19% . Isso representou 88% da receita total da Red Hat.

As ofertas relacionadas a infraestrutura cresceram 16%, para 431 milhões de dólares. Já ofertas relacionadas a desenvolvimento de aplicações e outras tecnologias emergentes foi de 112 milhões de dólares, um aumento de 33%.

Tudo isso permitiu uma subida dos lucros, que passou de 47 milhões para 68 milhões de dólares. Os executivos da empresa se mostraram confiantes perante os resultados.

“Clientes empresariais e provedores de serviços continuam a adotar uma estratégia de cloud híbrida para desenvolvimento, implantação e gestão do ciclo de vida das suas aplicações críticas”, afirmou Jim Whitehurst, presidente e diretor executivo da companhia. “A Red Hat está em posição privilegiada para lidar com essas necessidades.”

Também foi conhecida a decisão do diretor financeiro Frank Calderoni de deixar o cargo no final de janeiro de 2017, sendo substituído temporariamente por Eric Shander, vice-presidente de finanças e contabilidade. Shander atuará como diretor financeiro da Red Hat até que ocorra uma decisão a respeito de um substituto permanente.

Para o ano inteiro, a companhia de open source prevê uma receita entre  2,397 mil milhões e 2,405 mil milhões de dólares. Os ganhos totais GAAP diluídos por ação (EPS) deverão ser de aproximadamente 1,33 dólares, presumindo uma taxa de imposto efetiva anual estimada de 27% diante de itens de impostos discretos e 183 milhões de ações totalmente diluídas pendentes.

A Red Hat estima ainda que a faixa de previsão de fluxo de caixa operacional esteja entre aproximadamente  770 milhões e 785 milhões de dólares.