Web Summit: Opensoft lança framework open source Lightweightform [com vídeo]

A empresa portuguesa especializada no desenvolvimento aplicacional lançou o Lightweightform durante o Web Summit. O framework open source é gratuito e permite o desenvolvimento de formulários complexos de forma muito mais simples e rápida.

A solução representa a aposta da empresa na inovação e na disponibilização de produtos que respondam a necessidades do mercado. Esse é caso do desenvolvimento de formulários de programação longos, com regras e validações múltiplas e automáticas, que garantam a qualidade da informação recolhida mas que têm de ser fáceis de utilizar e estar disponíveis em múltiplos dispositivos. 

O Lightweightform oferece aos developers uma série de bibliotecas e recursos otimizados para a construção de formulários complexos, diferenciando-se do que existe no mercado por ser específico para cenários com múltiplos campos e um conjunto alargado de regras de negócio.

O framework nasceu do conhecimento e experiência da Opensoft em centenas de projetos que envolvem recolha massiva de informação em cenários com milhões de utilizadores. Utiliza componentes já testados e usados em projetos reais, o que comprova o seu bom funcionamento.

«Este tipo de desafio faz parte da história da Opensoft. Fomos pioneiros na utilização de aplicações em Java (applets) para criar formulários complexos na internet. Combinámos a experiência adquirida ao longo dos anos com os mais recentes avanços na tecnologia web para oferecer à comunidade esta nova framework, adequada às necessidades de usabilidade e desempenho atuais e a todos os dispositivos», refere, em comunicado, José Vilarinho, CEO da empresa,

«Somos apoiantes do movimento open source e queremos contribuir para o seu crescimento, numa das áreas em que a Opensoft detém uma experiência diferenciada. Estamos a disponibilizar a developers e clientes parte do nosso conhecimento e experiência através desta framework», esclarece o responsável sobre a opção de disponibilizar o Lightweightform gratuitamente.

Veja a demo do Lightweightform, construído em Angular, que exemplifica como pode ficar um formulário de um censos, com várias páginas e diversas questões com múltiplas respostas e condições. A plataforma oferece ajuda de preenchimento contextualizada a cada questão e centralizada, ao contrário do que acontece em papel ou outro tipo de soluções.  Caso uma resposta seja alterada e isso tenha impacto numa das condições, a ferramanta apresenta um erro para que o utilizador possa corrigir a informação fornecida.

 

A solução é escalável sendo possível de forma rápida e fácil acrescentar, por exemplo, diversas possibilidades de resposta para uma questão.  No que concerne à integração do framework e consequente submissão da informação, a Opensoft  pode ajudar providenciando uma serviço de consultoria ou o developer pode integrar com qualquer tecnologia de backend da sua escolha.