Swisscom investe numa cloud

Swisscom é a responsável pela construção de uma cloud Suíça. Com esta cloud, a empresa pretende proteger os dados das empresas e suíças, mas também atrair empresas estrangeiras que procuram uma maneira de proteger os seus dados.

Swisscom-logoAs empresas estão cada vez mais a apostar na cloud para reduzir custos e aumentar a flexibilidade nos seus departamentos de TI . Porém, as revelações de que a Agência de Segurança Nacional norte-americana ( NSA) teve acesso aos dados de grandes empresas, como a Google e o Facebook, têm instalado nos utilizadores alguma desconfiança.

A Swisscom aposta numa cloud,  em que os utilizadores podem armazenar dados em locais onde as leis de privacidade são rigorosas e onde é mais difícil recuperar informações sigilosas.

Andreas Koenig, chefe de TI da Swisscom, disse à Reuters que a decisão para configurar uma cloud não estava relacionado com as recentes revelações da NSA, mas sim por querer diminuir custos e tornar os seus sistemas mais dinâmicos. “A proteção de dados e privacidade é uma longa tradição na Suíça , e é por isso que é muito difícil chegar a alguma coisa”, explica Koenig .

A Swisscom , que é maioritariamente detida pelo governo suíço , quer estar na vanguarda de uma nova tecnologia para monitorar e detetar ameaças ilegais.

Por enquanto, a empresa está focada nos clientes que têm sede na Suíça , mas afirma que terá capacidade para suportar empresas estrangeiras que procurem um refúgio de privacidade.

O objetivo da Swisscom é ter 70 por cento de sua própria infra-estrutura de TI na cloud até 2016 , o equivalente a 200-300 petabytes de dados.