Swisscom migra negócio para a cloud com ajuda da NEC e da NetCracker

A NEC e a NetCracker vão fornecer suporte à estratégia de migração do negócio da Swisscom para um ambiente totalmente cloud. Este é o resultado da assinatura de um Memorando de Entendimento entre as três empresas.

Esta parceria baseia-se em três grandes frentes de atuação: o desenvolvimento conjunto de soluções de TI de próxima geração, o fortalecimento das capacidades de virtualização da Swisscom e, como explica a NEC em comunicado, o apoio “na operação e demonstração de uma rede híbrida de nível mundial, incluindo a sua camada de acesso”.

Numa primeira fase, será feita a migração das aplicações de TI para a cloud e a consequente virtualização dessas mesmas funcionalidades. Desta forma, encurta-se o tempo de disponibilização de novos serviços no mercado, aumentando a agilidade operacional e reduzindo as despesas da empresa.

Como parte deste plano, a Swisscom pretende inaugurar diversos centros de excelência dedicados ao desenvolvimento de soluções de transformação de negócio. Assim, sob os termos deste Memorando, o trio criará um centro focado na transformação para SDN/NFV (Software-defined Networking e Network Functions Virtualization) e na migração para a cloud. “Isto vai permitir à Swisscom otimizar o uso de SDN/NFV e suportar os testes e a operacionalização dos componentes físicos e virtuais das redes em ambientes reais”, explica a parceira NEC, em nota.

Em conjunto, a NEC e a NetCracker vão disponibilizar a versão integral da sua solução de Orquestração de Serviços e de Redes, e também um Controlador de SDN, para virtualizar, integrar e gerir a infraestrutura e serviços da Swisscom, que pode, assim, transitar para um ecossistema totalmente virtual. Diz a NEC que a solução de Orquestração de Serviços e de Redes foi aprimorada para se adequar à rede híbrida da Swisscom.

“Estamos confiantes de que podemos ajudar a Swisscom a aproveitar ao máximo as soluções cloud e de orquestração necessárias ao atingimento dos seus objetivos de transformação de negócio”, comenta Shunichiro Tejima, vice-presidente executivo da NEC, em nota.

Por sua vez, Andrew Feinberg, CEO da NetCracker, acredita que “A natureza inovadora da Swisscom, combinada com as novas soluções cloud e com as funcionalidades das redes híbridas, irá proporcionar a flexibilidade e a agilidade de próxima geração que são necessárias no dinâmico mercado de telecomunicações da Suíça”.