Symantec aponta queda de 73% nos ataques de trojans financeiros

O estudo, que contou com 656 amostras de malwares ativos, identificou mais de dois mil padrões de URLs, cujos alvos foram os clientes de 547 organizações em 49 países. Os Estados Unidos continuaram a ser o maior alvo de cavalos de Troia financeiros em 2015, com 141 instituições atacadas, seguidos pela Alemanha e Índia.

De acordo com a Symantec, os motivos da queda dos trojans devem-se, parcialmente, a prisões de cibercriminosos e à própria eficácia de diferentes famílias do malware. Considera-se também que alguns grupos de hackers parecem ter migrado recentemente para o ransomware, que bloqueia o dispositivo e pede resgate pelas informações.

Além desses fatores, segundo a Symantec, os softwares de segurança têm aumentado a sua capacidade, por exemplo, em deteção proativa, impedindo utilizadores de visitar sites infetados ou descarregar arquivos suspeitos. Esse aumento da prevenção leva inevitavelmente a menos deteções de vírus em computadores. Portanto, o número real de tentativas de contaminação com cavalos de Troia para fraude financeira provável é muito maior do que a quantidade de infeções reais.

Outro facto importante é que o número médio de organizações atacadas em 2015 foi de 93, por amostra. Isso representa um aumento de 232% sobre o ano anterior, o que indica que cada uma das amostras individualmente procura mais eficácia. O maior alvo no ano foi um banco situado nos Estados Unidos: atacado por 78,2% dos cavalos de Troia analisados.

O alvo agora são as instituições financeiras, que começam a ser atacadas diretamente. Essa é uma tendência que se tornou evidente ao longo de 2015. Exemplos disso podem ser vistos nos ataques do grupo Carbanak e na recente invasão do Banco de Bangladesh, que, segundo informações da imprensa, teve perdas estimadas em torno dos 100 milhões dólares.

Solange Calvo

Depois de atuar na TV Manchete, TV Globo, Jornal do Commercio, Rádio Manchete, Rádio Tupi, a jornalista especializou-se em Tecnologia da Informação e Telecomunicações há mais de 25 anos, atuando como editora-executiva em importantes veículos especializados como Computerworld Brasil e CIO Brasil, além de revistas corporativas da Módulo, Oracle e Microsoft e projetos especiais da IBM Brasil. Rendeu-se à era digital e contribui com seu trabalho para a consolidação de um mundo cada vez mais móvel e conectado. Amante da boa gastronomia, há muito escolheu trocar o divã pelo fogão e brindar os amigos com pratos assinados. Sua bandeira: bom humor, sempre.

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