Synaptics compra Renesas SP Drivers potenciando ofertas touch

A empresa californiana Synaptics, especializada na produção de chips que controlam ecrãs táteis, touchpads e sensores de impressões digitais para aparelhos móveis, revelou que vai comprar a Renesas SP Drivers, num negócio que lhe vai permitir expandir as suas capacidades em dispositivos móveis e computadores.

renesas

Através da aquisição de 475 milhões de dólares, a Synaptics, disse o CEO Rick Bergman hoje em Tóquio, intenta combinar num único chip os display drivers da Renesas SP Drivers com a sua própria tecnologia touch.

A procura pelos chips da empresa norte-americana é potenciada por uma crescente e inegável propensão para a computação móvel e pela tendencial integração de funcionalidades touch em software computacional altamente difundido, como é o caso do sistema operativo Windows 8 da Microsoft.

A Renesas SP Drivers, uma joint venture criada em 2008 pela Renesas Electronics, pela Sharp e pela Powerchip, vai possibilitar a aceleração da integração de funcionalidades touch em vários produtos.

A Synaptics aumentou ainda as previsões dos resultados para as suas vendas do segundo trimestre, apontando para valores entre os 300 milhões e os 310 milhões de dólares, o que afigura como algo bastante positivo comparativamente às estimativas anteriores de resultados entre os 275 milhões e os 295 milhões de dólares. A empresa publicará no dia 31 de julho os seus resultados do trimestre terminado este mês.

Este negócio, anunciado ontem em Tóquio, valerá à Renesas SP Drivers uma avaliação de 515 milhões de dólares.

Foi também que revelado que Apple havia estado interessada na empresa japonesa e que as empresas chegaram mesmo a estar envolvidas em negociações.

No ano fiscal terminado em março, a Renesas SP Drivers gerou receitas de cerca de 650 milhões de dólares.

O acordo deverá ser finalizado no quarto trimestre deste ano.