Testes de 4G a 300 Mbps da Vodafone são bem sucedidos

A Vodafone fez testes 4G a 300 Mbps em parceria com a Ericsson e avança que conseguiu duplicar com sucesso o débito possível na rede móvel.

Vodafone apresenta 4G_4A Ericsson, parceira nesta experiência, assegurou a solução tecnológica de suporte aos testes do LTE-Advanced, uma geração mais avançada do LTE que traz grandes melhorias relativamente à antecessora, no que se refere à eficiência e ao débito suportado.

A experiência foi realizada em ambiente real, onde foram usados terminais pré-comerciais nas faixas de frequência dos 1800 MHz e 2600 MHz. Segundo um comunicado da operadora, “a tecnologia LTE-Advanced utiliza a agregação de duas ou mais faixas de frequências para aumentar os débitos disponibilizados”.

Com a atualização dos débitos suportados pela rede móvel de quarta geração os utilizadores vão ganhar rapidez no processo de transferência de dados e uma melhor experiência de utilização do serviço.

Assim, ao efetuar um download de um ficheiro com 1 GB, o tempo de espera será de apenas 27 segundos, mas apenas quando surgirem no mercado equipamentos compatíveis com a nova versão da tecnologia LTE. Atualmente estes equipamentos ainda não existem, mas espera-se que cheguem já no primeiro semestre do próximo ano.

Também a Optimus e a TMN realizaram testes de laboratório com o LTE-Advanced. Estes testes foram realizados em parceria com a Huawei.