The Beatles finalmente disponíveis no Spotify e outros serviços

Na véspera da noite de Natal, todo o catálogo musical dos The Beatles ficará disponível no Spotify, Apple Music e vários outros serviços de streaming de música, uma confirmação dos rumores que vinham circulando. É uma vitória importante para estes serviços, que se têm confrontado com queixas dos artistas quanto aos pagamentos e ao modelo de negócio.

Foi a própria banda que revelou a novidade no seu site. “A 24 de dezembro, à meia-noite e um hora local – aqui, ali e em todo o lado – a música dos The Beatles ficará disponível para streaming em todo o mundo através dos seguintes serviços: Apple Music, Deezer, Google Play, Microsoft Groove, Amazon Prime, Rhapsody, Spotify, Slacker e Tidal”, informaram os ingleses. De fora, notoriamente, ficou a rádio online Pandora.

A banda esclareceu ainda que o streaming ficará disponível à meia noite e um minuto na hora local dos utilizadores, ou seja, será um lançamento faseado conforme os fusos horários. “Poderão seguir o progresso à volta do mundo, de Leste para Oeste, aqui no site”, acrescentaram. São 13 álbuns de estúdio remasterizados e quatro álbuns de coleções especiais.

A chegada do catálogo de uma das maiores bandas de sempre ao streaming é um marco na indústria. Recorde-se que foram precisos vários anos para que as músicas dos Fab Four estivessem sequer disponíveis para download digital no iTunes, algo que aconteceu em 2010 – sete anos depois do lançamento da loja.

No ano passado, Taylor Swift fez manchetes quando retirou o seu catálogo de música do Spotify devido aos baixos pagamentos aos artistas e ao modelo de negócio que disse ser ainda experimental, e acabou por bater recordes de vendas com o álbum “1989”. Mais recentemente, foi Adele quem decidiu não disponibilizar o novo trabalho “25” em serviços de streaming. Algo que apenas artistas de grande dimensão parecem poder fazer, visto que os outros têm de monetizar o seu trabalho no máximo de plataformas face à queda generalizada de vendas.