Categories: Inovação

Tipron é um robô projetor que anda sozinho

Este robô projetor foi revelado no CES Unveiled, em Las Vegas, e chamou a atenção de muitos investidores e analistas que por ali andavam. O Tipron tem um pouco de Transformers com visual Stormtroopers e a Cerevo pretende lançá-lo no mercado no final de 2016. O preço será entre os mil e os dois mil euros.

O principal argumento é a projeção de um ecrã de 80 polegadas a uma distância de três metros, com resolução HD (1280×720). “A sua função de transformação permite-lhe projetar numa variedade de alturas e ângulos, e contrair para um tamanho compacto quando não está a ser usado”, explica a empresa, que foi fundada no Japão há nove anos. Esta contração, por exemplo quando está a carregar a bateria, é automática, adiantam os criadores. Vem equipado com vários sensores e câmaras, que permitem uma transmissão de imagens ao vivo para o smartphone do utilizador, através de uma app.

Uma das funcionalidades que tem é o foco automático e a correção de problemas nas imagens, que aparecem na parede ou no teto sem distorção. “O altifalante incorporado permite ver vídeos sem necessidade de hardware adicional.” O robô tem uma entrada HDMI que permite conectar o computador, leitor de Blu-ray, consola de jogos ou outro dispositivo – por exemplo, é possível configurar a utilização de um dispositivo de streaming como o Chromecast.

Interessante é a possibilidade de o programar com a ligação ao Twitter: o utilizador pode registar uma hashtag para um evento desportivo ao vivo e o Tipron irá colocar-se ao lado da televisão e projetar a mensagens com essa hashtag na parede (é capaz de ser bastante interessante para locais comerciais que juntam muita gente). “As funções de ligação à internet serão melhoradas e alargadas para que vários serviços de streaming de vídeo possam ser usados com o Tipron.”

O robô pode mover-se para vários locais, com a ajuda da aplicação para smartphone, e regressará à estação de carga de forma automática, assim que a bateria precisa de ser reforçada.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago