TNT reestrutura plataforma de Business Intelligence com soluções analíticas fornecidas pelo SAS

A transportadora de carga expressa indica que encontrou no SAS “o caminho para melhorar a sua eficiência operacional”, além de conseguir novas técnicas estatísticas com os sistemas da fornecedora norte-americana.

Com a aquisição das ferramentas Visual Analytics, Visual Statistics e Office Analytics, a transportadora sinaliza que será capaz de reestruturar sua plataforma de Business Intelligence (BI).

De acordo com o diretor de Operações e Tecnologia da TNT, Fabiano Fração, a empresa tem como base a utilização da tecnologia como diferencial competitivo e de desenvolvimento da sua capacidade analítica.

“Essas ferramentas são a chave para analisarmos indicadores, melhorarmos a capacidade analítica da empresa e também atingir a excelência operacional. Com a análise preditiva, podemos antever um problema e evitar situações desagradáveis que poderiam acontecer com o cliente”, conta ele.

Para o executivo, as soluções vão simplificar o uso das estatística, entregues de forma mais amigável. “Por serem ferramentas self-service, as áreas deverão efetuar análises com menos dependência do setor de TI e, consequentemente, aumentar a eficiência da área para que a mesma possa entregar novos diagnósticos e trabalhar questões estratégicas da empresa”, complementa.

O projeto teve início na área de Finanças e deverá ser expandido para os demais setores até o final do ano. Todos os indicadores da TNT serão apresentados por meio dessa plataforma analítica. Além dos colaboradores, milhares de clientes também terão acesso ao conteúdo produzido pela plataforma.

A plataforma será disponibilizada para todos os departamentos da companhia, filiais e unidades de negócio da TNT. Inicialmente, 500 funcionários utilizarão as soluções.

Como todos os colaboradores vão receber os dados por esse meio, de forma indireta, o SAS calcula que sete mil pessoas irão usufruir da mesma plataforma dentro da estrutura de seu cliente.

* Henrique Candeias é jornalista da BIT no Brasil