Todos os detalhes sobre o Galaxy TabPro S da Samsung

O novo tablet é o primeiro que a Samsung lança com Windows 10 e que dobra como híbrido, o que naturalmente levou a comparações com o Surface Pro 4, da Microsoft.

Anunciado na conferência de imprensa da Samsung no CES 2016, em Las Vegas, o TabPro S vai mesmo concorrer com o Surface na categoria de tablets profissionais topo de gama – e o próprio design faz lembrar o concorrente da Microsoft. O que não impediu a casa-mãe do Windows de elogiar o tablet, fazendo uma aparição na keynote de um executivo da Samsung dois dias depois do lançamento.

As informações sobre o preço ainda são escassas, mas o site alemão All About Samsung indica que o preço de base será 999 euros e que pode ir até 1999 euros. O site da Amazon para o mercado alemão já mostra o tablet disponível precisamente por 999 euros. O lançamento global acontecerá algures em fevereiro.

A Samsung chama-lhe um 2-em-1 porque vem com uma capa-teclado que se liga ao tablet através de uma ligação tipo Pogo, o que ” elimina a necessidade de emparelhamento ou carregamento em separado do teclado e do tablet”, explica a marca. O peso é de 693 gramas e a espessura 6,3 milímetros, com ecrã super AMOLED de 12 polegadas e resolução 2160×1440 – é o primeiro do mercado com Windows 10, diz a Samsung. Outra funcionalidade de “estreia”, segundo a marca, é que este será o primeiro tablet Windows a suportar LTE Cat 6.

No que toca à bateria, a autonomia é de até 10,5 horas, com carregamento integral em duas horas e meia. O processador é Intel M ((dual-core 2.2GHz) desenhado para 2-em-1 e com elevada eficiência energética. Tanto a câmara frontal como a traseira têm 5 megapixeis e as opções de armazenamento são de 128 ou 256 gigas. A memória RAM é de 4GB.

Dongjin Ko, presidente da área de comunicações móveis na Samsung Electronics, realça que este tablet permite uma “experiência avançada de utilização” que beneficia do Windows 10. O alvo? Os utilizadores que “pretendem maximizar a sua produtividade em casa, no escritório ou em viagem.” Está disponível com a versão Windows 10 Home ou Windows 10 Pro para empresas e o utilizador também poderá comprar alguns acessórios para o tablet, casos do adaptador para portas HDMI, USB Type A e C e uma pen Bluetooth.