TomTom e Baidu vão desenvolver mapas HD para condução autónoma

As duas empresas uniram esforços para desenvolver mapas de alta definição (HD) para condução autónoma. A colaboração visa o desenvolvimento de um serviço global para melhorar as tecnologias associadas aos mapas com recurso a inteligência artificial (IA).

O Mapa HD e o RoadDNA, da TomTom, são mapas digitais que ajudam os veículos autónomos a localizarem-se de forma mais exata na estrada e a planear as suas manobras, tornando a condução autónoma mais segura. De referir que o Mapa HD cobre já a maioria dos EUA e 19 países da Europa, com mais de 360.000 quilómetros de estradas mapeadas.

A Baidu é especializada em IA e um dos principais fornecedores de serviços de mapas na China e irá potenciar a Plataforma de Mapas em Tempo Real da TomTom. Aproveitando os seus recursos e conhecimentos, a empresa chinesa vai contribuir com tecnologias inteligentes para ajudar no processamento autónomo de dados e na criação de mapas.

“Com a entrada da Baidu na plataforma de mapeamento da TomTom para mapas de alta definição, estamos a criar um serviço de mapas em HD globalmente unificado para fabricantes de equipamentos originais e empresas de tecnologia que estão a trabalhar no futuro da condução. Acreditamos que podemos acelerar este futuro com parceiros inteligentes como a Baidu”, afirma, em comunicado, Harold Goddijn, CEO da TomTom.

“A condução autónoma é uma mudança de paradigma na indústria automóvel. Criar e testar os sistemas para tornar este tipo de condução numa realidade, é muito mais fácil quando esses sistemas são idênticos a nível mundial”, refere Qi Lu, COO da Baidu.

“A colaboração com a TomTom cria um componente global uniforme, na forma de um único serviço de mapas HD, e ajuda a desenvolver ainda mais o nosso programa de acesso aberto para veículos autónomos Apollo”, acrescenta o executivo.

No passado mês de abril, a Baidu anunciou a sua plataforma de condução autónoma de acesso livre Apollo, cujo objetivo é criar um ecossistema colaborativo para o desenvolvimento de tecnologia de condução autónoma.