Categories: Segurança

Tor pode não garantir o anonimato

Apesar do Tor ter sido criado com o propósito de defender as liberdades dos cidadãos digitais e impedir as operações de espionagem cibernética de agências de inteligência, a rede é um porto seguro para atividades criminosas.

Em 2013, o criador do website de comércio de bens ilícitos Silk Road, Ross Ulbicht, também conhecido como Dread Pirate Roberts, foi capturado pelo FBI. Nessa altura sugiram algumas questões quanto à alegada capacidade do Tor para proteger o anonimato dos utilizadores, visto que o Silk Road utilizava esta rede para operar e, no entanto, foi descoberto, bem como o seu fundador.

A Kaspersky Lab, em comunicado, sugere que a operação de desmantelamento do website possa ter sido auxiliada pela Agência Nacional de Segurança (NSA) e pelo seu software de exploração de vulnerabilidades do Firefox, plataforma sobre a qual foi desenvolvido o Tor.

Mas, segundo a NSA, a monitorização constante dos utilizadores da rede anónima não é possível, mesmo através dos exploits.

A análise da Kaspersky Lab apurou que é possível que os atacantes, através do código JavaScript, consigam infetar com malware, não só a camada legítima da Internet, como também a sua porção mais profunda e oculta, onde reside o Tor.

“Apesar de esta investigação ter sido feita em laboratório e não através de trabalho de campo, algumas das conclusões são comprometedoras e os analistas da Kaspersky continuam a trabalhar no sentido de verificar se a rede TOR é tão inexpugnável como prometia”, disse a Kaspersky Lab, em nota.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

2 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

4 dias ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

4 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

5 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

6 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

1 semana ago