Toshiba põe desktop a funcionar na cloud

A Toshiba Europa está a lançar a solução Mobile Zero Client, cujo objetivo é permitir às empresas executarem tarefas TI com todos os dados armazenados fora do dispositivo central. É uma forma de pôr o desktop na cloud, entrando aqui a Azure da Microsoft.

Sem sistema operativo ou disco rígido, o Toshiba Mobile Zero Client (TMZC) permite aos utilizadores acederem ao seu próprio ambiente de trabalho virtual – tanto no trabalho como em casa – sem dados alojados localmente quer no disco rígido (HDD) quer no sólido (SSD).

A solução está pré-configurada com processos de autenticação associados à cloud Azure, da Microsoft, mas o cliente tem alguma flexibilidade de adaptação. A vantagem, diz a Toshiba, é que isto elimina a possibilidade de software malicioso estar a ser armazenado no dispositivo e minimiza o risco de roubo de dados se os portáteis forem roubados ou perdidos. “O TMZC oferece aos utilizadores computação sem deixar pegada digital, bem como um processo de instalação simples, dada a sua compatibilidade com a infraestrutura de TI instalada nas empresas”, sublinha a marca nipónica.

O TMZC está disponível em vários notebooks empresariais lançados recentemente pela Toshiba.

“Os zero clients oferecem flexibilidade no modo como as empresas podem armazenar e aceder aos seus dados, o que pode abrir caminho a uma força de trabalho mais produtiva, mas essas soluções ainda têm riscos e desafios”, explica Tim Jaekel, responsável de gestão de produto PC B2B , da Toshiba Europa. “Por exemplo, enquanto os processos de habilitação de segurança são criados para proteger os dados de uma organização, as autenticações pessoais necessárias para aceder às informações estão igualmente armazenadas nesse mesmo processo”, refere.

“Em resultado, esta informação, e toda a informação sensível armazenada no dispositivo, podem ser vulneráveis. Este tipo de clientes pode também executar um sistema operativo no próprio dispositivo, que pode ser caro e de manutenção morosa através de uma variedade de equipamentos.”

A TMZC inclui uma solução de gestão, para que a equipa de TI possa controlar os direitos de acesso a informações e programas específicos centralmente.  É tudo instalado na rede já existente na empresa e funciona com Citrix ou VMware. Por outro lado, a empresa pode reduzir o espaço necessário ao trabalho fixo, o que pode também conduzir a menores consumos de energia e redução de custos.

A Toshiba está também a desenvolver soluções de conectividade futuras, como o LTE, com potencial para permitir maiores níveis de funcionalidade.