Toshiba inicia operação independente de geração de energia

A Toshiba Corporation anunciou o início da demonstração de operação do H2One, um sistema independente de fornecimento de energia baseado em energia renovável e no uso de hidrogênio como combustível para a geração de energia. A cidade de Kawasaki e a Toshiba instalaram o sistema na área pública de Kawasaki Marien e no parque Higashi-Ogishima-Naka, localizado na região portuária da cidade.

O H2One combina instalações fotovoltaicas, baterias de armazenamento, equipamento de eletrólise de água produtor de hidrogênio, tanques de hidrogênio e água, e células de combustível. A eletricidade gerada pelas instalações fotovoltaicas é utilizada para eletrolisar a água e produzir hidrogênio, o qual é então armazenado em tanques e empregado em células de combustível que produzem eletricidade e água quente.

Como o H2One utiliza somente luz solar e água como combustível, ele pode fornecer de forma independente eletricidade e água quente em momentos de emergência, até mesmo quando a infraestrutura normal é cortada. Kawasaki Marien e o Parque Higashi-Ogishima-Naka, uma instalação municipal para promover o Porto de Kawasaki, é uma área designada para evacuação de emergência. Em momentos de desastre, o H2One utilizará o hidrogênio armazenado para fornecer eletricidade e água quente durante aproximadamente uma semana a cerca de 300 evacuados no local. O sistema H2One está alojado em um contêiner e pode ser transportado em trailers a áreas afetadas por desastre.

Em uma operação normal sem emergência, o sistema de gerenciamento de energia de hidrogênio do H2One é utilizado para contribuir ao turno de pico, o que reduz a necessidade de meios de energia em momentos de alta demanda, através de controle otimizado da produção de hidrogênio, geração e armazenamento de energia. A Toshiba está trabalhando para melhorar sua capacidade de armazenar hidrogênio a fim de converter em uma solução autocontida de produção de energia local para consumo local.

A demonstração do projeto verificará a eficácia do sistema de fornecimento de energia elétrica e água quente de emergência com base em hidrogênio e um sistema de gerenciamento de energia de hidrogênio em circunstâncias de operação normal em ambos os locais em Kawasaki. Ela também suportará a melhoria da eficiência geral do sistema.

A solução também pode ser usada para manter em funcionamento operações críticas como data centers, mantendo o funcionamento mesmo após eventos catastróficos.

*Jocelyn Auricchio é editor da B!t Brasil

Jocelyn Auricchio

Atua como jornalista especializado em tecnologia há mais de 20 anos, escrevendo para as maiores empresas de mídia do Brasil, como Editora Abril e Jornal O Estado de São Paulo. Além de foco em cobertura B2B e B2C, tem especial interesse nos bits e bytes do mundo hacker. Entusiasta por tecnologia desde que conseguiu formular as primeiras frases, está em busca de um mítico notebook para jogos com grande autonomia de bateria. Acredita em café bom, chocolate amargo e comida decente.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago