Toshiba muda estratégia para o mercado empresarial europeu

A Toshiba Europa acaba de anunciar uma nova estratégia para este ano fiscal na região, com o objetivo de crescer e consolidar a posição da empresa no mercado de computadores empresariais. Uma das mudanças é que todo o design e fabrico dos seus produtos passará a ser feito in-house.

“Com um historial de mais de 30 anos no mercado de equipamentos empresariais, resolver desafios de negócios e potenciar a eficiência na condução desses negócios está no nosso ADN”, comenta Maki Yamashita, vice-presidente da unidade de computadores B2B da Toshiba Europa.

“Para nós, o ultimo ano permitiu recentrar o foco e assegurar que nos colocávamos na melhor posição para vencermos num setor competitivo. Estamos focados em lançar as bases para uma estrutura que nos dá a liberdade para criar relações mais profundas e eficazes com os nossos parceiros e utilizadores finais. Isso foi crucial para assumirmos a direção que tomámos para a nossa gama de equipamentos empresariais, do mesmo modo que vamos assumir o controlo completo do processo de concepção e fabrico”.

Estratégia e parcerias

No ano passado, a Toshiba renovou o foco no mercado intermédio e segmento empresarial ao mesmo tempo que apostou numa série de iniciativas de vendas e marketing – por exemplo, a campanha mais recente foi a pan-Europeia Make IT Work. A ideia era destacar o compromisso da empresa em satisfazer a evolução dos ambientes de negócios de hoje.

Agora, a marca promete um compromisso mais forte com o mercado intermédio e segmento empresarial ao longo do ano, que se vai refletir no alargamento do apoio e o contacto com parceiros, clientes e potenciais clientes.

A empresa alterou assim a forma como o recurso é repartido dentro das suas equipas de vendas entre parceiros e utilizadores finais. Três quartos das equipas de vendas da Europa estão agora dedicados aos consumidores finais. Adicionalmente, o call centre pan-Europeu da Toshiba, lançado em 2015, dedicará mais recursos a comunicar diretamente com potenciais clientes nas áreas empresariais e mercado intermédio. A marca espera que estas conversações ajudem a fomentar novos negócios e a preparar o caminho para novas oportunidades para os parceiros da Toshiba.

Em paralelo, a Toshiba promete continuar a concentrar os seus esforços para com os governos, o ensino superior e o sector público em países como o Reino Unido, Espanha e Holanda, onde a empresa possui já uma presença forte e consolidada.

“Acreditamos que os investimentos que temos vindo a fazer na EMEA estão a criar condições propícias ao crescimento do nosso negócio de PC nas nossas regiões e sectores core”, acrescenta Maki Yamashita. “Estamos confiantes na nossa renovada estratégia e esperamos um crescimento de dois dígitos nestes sectores.”

Agilidade: da estrutura à produção 

A Toshiba Europe vai assistir a mais mudanças, no sentido de se aproximar mais dos mercados do Médio Oriente e África, e deste modo atuar como uma das quatro bases estratégicas para a organização das soluções e negócio global da empresa.

Vai também passar a ter uma abordagem mais “ágil” ano que toca ao desenvolvimento e produção dos seus produtos, passando os seus design e fabrico a serem realizados integralmente in-house.  Os seus equipamentos vão ser todos fabricados pela fábrica da Toshiba, em Hangzhou, China, permitindo à empresa assegurar o design e qualidade em todas as fases do processo de produção.

“Hangzhou permite-nos assumir o controlo completo da qualidade, design, funcionalidades, e segurança dos nossos equipamentos, o que passa a beneficiar os nossos parceiros e clientes – não só em termos de maior rapidez do processo de fabrico para o mercado, mas também através da confiança que podemos oferecer no que se refere à segurança”, indica Yamashita. “Por exemplo, nós já produzimos as nossas próprias BIOS para evitar o risco do envolvimento de uma terceira parte, que pode deixar um equipamento mais vulnerável a ataques”.

Além da sua herança em informática de gestão a Toshiba criou também uma equipa Europeia para trazer novas soluções ao mercado, baseando-se na Investigação e Desenvolvimento (I&D) que a Toshiba Corporation desenvolve.