Toyota e Uber anunciam parceria

A Toyota vai investir no serviço de partilha de veículos da Uber. Este é o mais recente movimento da nova tendência dos fabricantes de automóveis em transformar potenciais rivais em parceiros, clientes e valiosas fontes de dados.

A aliança estratégica começará com a locação de veículos para os motoristas Uber, mas as empresas parceiras também estão a planear trocar conhecimentos e trabalhar em conjunto para acelerar seus esforços de pesquisa. De acordo com a Reuters, os termos financeiros não foram divulgados.

O negócio pode ajudar a Toyota manter o controlo sobre os mercados de partilha de carros em todo o mundo e tem potencial de ajudar a reforçar a sua posição na China, onde está atrás de Volkswagen e General Motors.

“Pensar  num contexto chinês é importante porque é provavelmente o mercado de crescimento mais rápido do mundo. Para a Toyota, ter um pedaço do mercado seria significativo”, disse James Chao, chefe da Ásia-Pacífico para a IHS Automotive.

A GM investiu este ano US$ 500 milhões no Lyft, principal rival da Uber nos EUA, enquanto a Volkswagen também anunciou na véspera um investimento de US$ 300 milhões na Gett, uma empresa de partilha de veículos mas de menor dimensão.

*Com reportagem de Alexandria Sábio, Radhika Rukmangadhan e Jake, da Reuters