Tráfego global de dados móveis pode triplicar em seis anos

O consumo médio de dados por smartphone a nível global continua a subir de forma significativa, antecipando-se um aumento de 21GB/mês para 56GB/mês, entre 2023 e 2029.

A Ericsson prevê que até ao final de 2023 sensivelmente 20% das subscrições de serviços móveis a nível global sejam subscrições 5G, demonstrando um crescimento sólido, apesar dos contínuos desafios económicos e da instabilidade geopolítica em alguns mercados.

Este dado é mencionado na edição de novembro de 2023 do Ericsson Mobility Report, que estima um aumento de 63% em relação a 2022, com 610 milhões de novas subscrições 5G para este ano – o que perfaz um total global de 1,6 mil milhões, cerca de 100 milhões acima do antecipado.

O mais recente relatório – a vigésima quinta edição – apresenta uma nova projeção temporal para as previsões estatísticas, ao estender-se até 2029, ao invés de 2028.

Em conformidade com as edições anteriores, o relatório de novembro de 2023 confirma que os casos de uso mais comuns nos consumidores nas fases iniciais do 5G baseiam-se no acesso móvel otimizado de banda larga, o acesso sem fio fixo wireless, gaming e os serviços baseados em AR/VR.

A nível regional, a adesão às subscrições de serviços móveis 5G na América do Norte continua a ser forte.

Até ao final de 2023, espera-se que a região tenha a maior implementação de assinaturas 5G a nível global, atingindo os 61%. O crescimento das subscrições 5G também tem sido significativo na Índia. No final do ano (catorze meses após o seu lançamento comercial), espera-se que a implantação do 5G tenha ultrapassado os 11% na Índia.

Até 2029, estima-se que as subscrições globais de 5G aumentem em mais de 330%, ou seja, passarão dos 1,6 mil milhões para 5,3 mil milhões.

A cobertura do 5G deverá estar disponível para mais de 45% da população mundial até ao final deste ano, e para 85% até ao final de 2029. Prevê-se que a América do Norte e o Conselho de Cooperação do Golfo tenham as taxas regionais mais altas de implementação 5G até ao final de 2029, atingindo os 92%. A Europa Ocidental deverá surgir a seguir, na ordem dos 85%.

Fredrik Jejdling, executive vice president e Head of Networks, Ericsson, afirma: Com mais de 600 milhões de subscrições de 5G adicionadas globalmente este ano, e em contínuo crescimento em todas as regiões, é evidente uma forte procura por conectividade de alto desempenho. A expansão do 5G persiste, e observamos um número crescente de redes 5G autónomas a serem implementadas.”

O consumo médio global de dados por smartphone continua a crescer. Estima-se, neste estudo, que o tráfego total de dados móveis triplique entre o final de 2023 e o final de 2029 – esta estimativa deve-se a fatores, como melhorias nas capacidades dos dispositivos, um aumento no conteúdo intensivo de dados e evoluções contínuas no desempenho das redes implementadas.

Peter Jonsson, executive editor, Ericsson Mobility Report, Ericsson, declara que “a taxa de crescimento de dados nas redes móveis reflete claramente a paixão dos consumidores por aplicações relacionadas com banda larga móvel de melhor qualidade. Esta tendência aumentará à medida que mais consumidores em todo o mundo adotem o 5G, e novos casos de uso surjam, desencadeando um maior crescimento no tráfego de dados”.

O relatório também explora a conectividade wireless na indústria de transformação, como é que o 5G está a tornar-se um fator-chave da produção, e de que forma possibilita a flexibilidade necessária para apoiar mudanças rápidas e realocação de recursos.