Truewind cria app para Serviço Nacional de Saúde britânico

A consultora portuguesa foi escolhida para desenvolver uma app de agendamento de consultas para Serviço Nacional de Saúde Britânico (NHS). A aplicação é usada por mais de 85 mil profissionais e só nas primeiras duas semanas teve mais de 1000 utilizadores registados.

O NHS decidiu criar um serviço de saúde em todo o país especificamente destinado aos profissionais de saúde no Reino Unido em que o agendamento fosse feito online, numa aplicação móvel, assegurando o anonimato dos pacientes.

A solução foi desenvolvida em OutSystems e demorou 7 semanas desde a sua conceção à implementação final, tendo registado grande adesão.

«Depois da avaliação inicial, é atribuído ao paciente um acesso à app móvel, que lhe permite selecionar os clínicos que prestam o tratamento necessário, procurando por proximidade ao local requerido e exibindo o perfil profissional destes clínicos», explicou João Campos, Country Manager da Truewind UK.

«A tecnologia OutSystems foi um vetor-chave nesta estratégia que, aliada à nossa experiência em projetos de Transformação Digital no setor da Saúde, permitiu entregar uma solução ágil e eficaz que une flexibilidade e conveniência», acrescentou.

Lucy Warner, Chief Executive Officer do NHS PHP, referiu por seu lado que o tempo de execução existente para o desenvolvimento foi uma preocupação. «Recebemos indicação para avançar em outubro e tínhamos que estar prontos em janeiro. É um período muito reduzido para disponibilizar um serviço nacional com completa mobilidade.»

«Os pacientes acharam o sistema muito intuitivo e, por isso, foi apenas dada a formação mínima necessária. Esta solução coloca realmente o paciente no centro dos cuidados de saúde», referiu a executiva.

«Se não tivéssemos digitalizado este serviço, precisaríamos de duplicar o nosso pessoal administrativo», concluiu a responsável.

A app oferece de forma rápida e intuitiva acesso ao sistema em qualquer dispositivo móvel, seja smartphone ou tablet, iOS ou Android.