Categories: Negócios

Turismo de Portugal e IAPMEI debateram formação financeira para empresas

A conferência teve como objetivo apresentar aos empresários e gestores de micro e pequenas empresas, entidades da envolvente empresarial, associações financeiras e universidades, a versão final do Referencial de Formação Financeira e o plano de formação financeira dirigido a PME e empreendedores para 2017.

Em comunicado, os organismos, explicaram que o Referencial de Formação Financeira foi desenvolvido no âmbito de um protocolo celebrado entre os supervisores financeiros, o IAPMEI e o Turismo de Portugal com o intuito de promover a formação financeira em Portugal no âmbito da educação para o empreendedorismo, auxiliando os empresários nacionais na aquisição e desenvolvimento de competências que lhes permitam um acréscimo de valor aos seus negócios, através da utilização eficiente de ferramentas de gestão que possibilitem uma análise do desempenho global das organizações.

Os responsáveis das principais confederações empresariais e associações financeiras debateram ainda os desafios da formação financeira para as micro, pequenas e médias empresas, de acordo com temas como o acesso ao crédito e a escolha do financiamento adequado, a importância dos seguros na gestão de riscos e a importância das aplicações financeiras na gestão empresarial.

Miguel Cruz, presidente do IAPMEI, salientou que “a literacia e a formação financeiras constituem um elemento essencial para tomada de decisões de gestão rápidas, informadas e compatíveis com um contexto económico de incerteza e de acelerada mudança. A formação financeira é, assim, importante para a sustentabilidade da ação empreendedora e para a competitividade das PME portuguesas.”

Para o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, no que ao turismo diz respeito “a marca Portugal só poderá crescer e inovar através das suas PME”.

“Estamos a trabalhar em vários campos de forma a favorecer o crescimento, a criação de emprego e a sustentabilidade das PME. Nos próximos anos contamos ser parceiros neste crescimento, estando cada vez mais próximos das necessidades empresariais e assim conquistarmos novos mercados e marcar pontos na diferenciação, aspetos cruciais numa estratégia de longo prazo”, acrescenta.

Susana Marvão

Jornalista especializada em TIC desde 2000, é fã incondicional de todo o tipo de super-heróis e da saga Star Wars. É apaixonada pelo impacto que as tecnologias têm nas empresas.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago