Categories: Negócios

Turismo de Portugal e IAPMEI debateram formação financeira para empresas

A conferência teve como objetivo apresentar aos empresários e gestores de micro e pequenas empresas, entidades da envolvente empresarial, associações financeiras e universidades, a versão final do Referencial de Formação Financeira e o plano de formação financeira dirigido a PME e empreendedores para 2017.

Em comunicado, os organismos, explicaram que o Referencial de Formação Financeira foi desenvolvido no âmbito de um protocolo celebrado entre os supervisores financeiros, o IAPMEI e o Turismo de Portugal com o intuito de promover a formação financeira em Portugal no âmbito da educação para o empreendedorismo, auxiliando os empresários nacionais na aquisição e desenvolvimento de competências que lhes permitam um acréscimo de valor aos seus negócios, através da utilização eficiente de ferramentas de gestão que possibilitem uma análise do desempenho global das organizações.

Os responsáveis das principais confederações empresariais e associações financeiras debateram ainda os desafios da formação financeira para as micro, pequenas e médias empresas, de acordo com temas como o acesso ao crédito e a escolha do financiamento adequado, a importância dos seguros na gestão de riscos e a importância das aplicações financeiras na gestão empresarial.

Miguel Cruz, presidente do IAPMEI, salientou que “a literacia e a formação financeiras constituem um elemento essencial para tomada de decisões de gestão rápidas, informadas e compatíveis com um contexto económico de incerteza e de acelerada mudança. A formação financeira é, assim, importante para a sustentabilidade da ação empreendedora e para a competitividade das PME portuguesas.”

Para o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, no que ao turismo diz respeito “a marca Portugal só poderá crescer e inovar através das suas PME”.

“Estamos a trabalhar em vários campos de forma a favorecer o crescimento, a criação de emprego e a sustentabilidade das PME. Nos próximos anos contamos ser parceiros neste crescimento, estando cada vez mais próximos das necessidades empresariais e assim conquistarmos novos mercados e marcar pontos na diferenciação, aspetos cruciais numa estratégia de longo prazo”, acrescenta.

Susana Marvão

Jornalista especializada em TIC desde 2000, é fã incondicional de todo o tipo de super-heróis e da saga Star Wars. É apaixonada pelo impacto que as tecnologias têm nas empresas.

Recent Posts

Lenovo apresenta a nova Workstations Solutions

A Lenovo revelou também as mais recentes edições dos seus novos desktops workstation ThinkStation P2…

6 dias ago

Fundação MEO e ULS Algarve inauguram primeiro “Espaço com Sentido” do País

O projeto visa facilitar o acesso a tecnologias de apoio destinadas a pessoas com limitações…

1 semana ago

Sage e Caixa Geral de Depósitos anunciam parceria para PME

Em conjunto, disponibilizam uma nova funcionalidade que permite às PME acederem a financiamento de faturas…

2 semanas ago

CTT juntam-se a emissão europeia de Cripto Stamps

Esta iniciativa marca uma nova fase de inovação no setor filatélico dos CTT, reforçando o…

2 semanas ago

Microsoft lança novo Programa de Segurança para a Europa

Este novo programa alarga o alcance geográfico do trabalho atual e acrescenta novos elementos que…

2 semanas ago

Altice Labs obtém certificação TM Forum Gold Open API

O selo agora atribuído é o resultado do desenvolvimento de duas das suas soluções de…

2 semanas ago