Twitter disponibiliza versão Lite para smartphones

O Twitter anunciou o lançamento da aplicação Twitter Lite. A app pretende melhorar a experiência da rede social em smartphones e tablets. A principal novidade desta versão consiste no uso mínimo de dados, assim como a utilização de menos espaço de armazenamento nos dispositivos móveis.

De acordo com o comunicado de imprensa, a aplicação móvel utiliza menos de 1MB no armazenamento, traz um aumento de mais de 30% na velocidade de iniciação, assim como na navegação.

As funcionalidades como timeline, tweets, Direct Messages, trending topics, perfis, uploads de mídia, notificações e suporte offline continuam disponíveis nesta versão reduzida da app. 

No sentido para haver um menor consumo de dados, uma das novas funções permite que o consumidor tenha uma pré-visualização de imagens e vídeos antes de escolher o que deseja carregar na totalidade. Com esta mudança os utilizadores vão ter um decréscimo de aproximadamente 70% no gasto de dados, realça a rede social no comunicado.

Além do consumo de internet móvel, o Twitter Lite inclui novas opções, com o intuito de melhorar a experiência do utilizador. São elas: o ícone para tela inicial do dispositivo, notificações por push e melhorias de funções que abrem dentro da app raiz.

De acordo com a empresa, o Twitter Lite utiliza a tecnologia Progressive Web App (PWA) que oferece uma experiência semelhante à de um aplicação raiz.