Twitter explora possibilidade de planos pagos no Tweetdeck

O Twitter está a considerar desenvolver uma versão premium do popular Tweetdeck destinada a utilizadores empresariais com planos pagos e recursos avançados.

Não é segredo que Twitter não tem conseguido atrair novos utilizadores ao ritmo das outras redes sociais e que o mesmo acontece com anunciantes, não atingindo receitas suficientes com publicidade. A introdução de planos pagos poderá ser, assim, uma reviravolta na trajetória financeira da empresa.

A empresa indicou, em comunicado, que está a realizar um inquérito “para avaliar o interesse numa nova e melhorada versão do Tweetdeck.” Foram estes questionários enviados a vários profissionais que levaram à “descoberta” dos planos da plataforma. O jornalista que colabora com o New York Times, Andrew Tavani, foi um dos primeiros a dar conta desta situação.

Segundo a Reuters, a nova versão poderia incluir alertas, tendências, análise avançada de atividades e engajamento, ferramentas de publicação, entre outras.

A rede através da sua porta-voz Brielle Villablanca já veio indicar que está apenas a realizar um questionário para perceber que novas funcionalidades são mais valorizadas pelos utilizadores. A representante disse que a companhia está a “explorar várias formas de fazer com que o Tweetdeck seja ainda mais valioso para os profissionais”.

Caso se confirme uma versão paga do Tweetdeck, esta será a primeira vez que o Twitter, que foi fundado há 11 anos e tem cerca de 319 milhões de utilizadores em todo o mundo, terá um sistema de assinatura.