Twitter lança aba Explorar para reunir conteúdo relevante

O Twitter lançou um novo recurso para que os utilizadores acompanhem de forma mais fácil o que está a acontecer no mundo e encontrem os temas que são do seu interesse. A intenção da empresa é aumentar o tempo de permanência e engajamento dos utilizadores na plataforma.

O recurso, Explorar, vai reunir os temas mais comentados na plataforma no momento (Trending Topics), vídeos ao vivo, todo o conteúdo de Moments e um campo para pesquisa de assuntos na plataforma. A nova aba do Twitter será simbolizada por uma lupa no menu.

O Moments, produto que oferece narrativas sobre os assuntos mais relevantes do Twitter através de tweets selecionados por jornalistas, continua a existir, e passa a estar localizado na mesma área que outras funcionalidades para interação do utilizador com o que está a acontecer.

A novidade estará disponível globalmente a partir de agora no Twitter em dispositivos móveis no sistema operativo iOS. É preciso ter a versão mais atualizada da aplicação para visualizar a nova aba. Os utilizadores do sistema operativo Android vão ter acesso ao Explorar nas próximas semanas.

Esta medida é apresentada em um momento de alta para o Twitter, que bateu recordes de participação na semana passada, durante a tomada de posse do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A rede social fez uma parceria com o programa de notícias PBS NewsHour e transmitiu ao vivo a cobertura da cerimónia de posse. De acordo com a empresa, a transmissão foi acompanhada globalmente por 6,824 milhões de visitantes únicos, tornando-se a transmissão ao vivo com mais assistência no Twitter até hoje.

Até então, a transmissão ao vivo mais assistida pelo Twitter tinha sido a cobertura da noite de apuramento dos votos, realizada pelo BuzzFeed News no dia 8 de novembro de 2016, que chegou à marca de 6,8 milhões de espectadores únicos. O número de visitantes únicos corresponde a quantidade de pessoas que assistiram à transmissão por pelo menos alguns segundos.

No Twitter, a posse de Trump tornou-se também o assunto mais comentado no mundo, com mais de 12 milhões de Tweets relacionados ao evento durante o dia 20 de janeiro, e um pico de 58.000 tweets enviados por minuto.