Twitter lança API para o Periscope

O Twitter anunciou o lançamento de uma aplicação que permite partilhar vídeos ao vivo através de um hardware externo, sem ligar directamente ao Periscope. A novidade por parte da rede social, vem no seguimento da disponibilização do Producer Pro a todos os utilizadores que aconteceu no final de fevereiro deste ano.

A plataforma chama-se API for Periscope (Application Programming Interfaceem português, Interface de Programação de Aplicações) e consegue autenticar as contas do Periscope, configurar e controlar as transmissões – feitas através de softwares, câmaras e serviços da internet – e publicá-las na rede social.

É de recordar que o Twitter divulgou o lançamento de uma nova plataforma de partilha de vídeos em tempo real, o Periscope Producer. Transmitir vídeos ao vivo, a partir de dispositivos móveis tornou-se mais intuitivo. De acordo com o comunicado de imprensa, o número total de transmissões através do Periscope Producer duplicou de trimestre em trimestre, desde outubro de 2016, mês em que a aplicação foi disponibilizada.

No entanto, com esta novidade o utilizador não vai precisar de estar ligado ao Periscope para partilhar os vídeos que realiza em direto porque o API reconhece os seus dados e publica automaticamente no Twitter. Já há algumas empresas, como a Telestream, Mevo, Switchboard e Teradek, a testar o API e a tentar integrar vídeos ao vivo no Periscope. Pode fazer aqui o seu pedido de acesso à ferramenta.

A aplicação Periscope foi comprada pelo Twitter em 2015 e atualmente possui mais de dez milhões de utilizadores.