Twitter lança vídeos 360º na app Periscope

O Twitter vai lançar vídeos 360º na sua plataforma, através da aplicação de streaming ao vivo Periscope. A funcionalidade chega em parceria com um pequeno grupo de utilizadores populares da app.

As funcionalidades de navegação são bem simples e similares a outras plataformas, como o Facebook Live Video. O utilizador poderá simplesmente mover o seu telemóvel para visualizar outras partes do streaming ou deslizar os dedos no ecrã. Isso também funciona no Twitter em desktop, com o mouse. 

Todos os vídeos 360º terão um símbolo vermelho especial no Twitter e no Periscope. O primeiro stream ao vivo foi feito pelo utilizador Alex Pettitt, que também lançará um pequeno curso online para quem quiser saber mais sobre a atualização.

“Com estes vídeos, o broadcaster conduz a experiência para que os outros possam estar presente com ele em qualquer ambiente onde o stream está a ser filmado”, explicou a equipa Periscope numa publicação no site Medium.

O Twitter não tornará a funcionalidade disponível para todos já. No entanto, todos os utilizadores podem visualizar vídeos 360º, mas apenas um pequeno grupo de parceiros conseguirá fazer streaming ao vivo com essa capacidade imersiva.

É claro, quem quiser transmitir em 360º também tem de ter uma câmara com a respectiva funcionalidade – no caso, a Insta360 Nano, que custa 199 dólares e tem integração nativa na atualização da app. Os criadores que se registarem no programa “Producers” do Periscope poderão usar outras câmaras 360º, diz a empresa.