Categories: EmpresasNegócios

UBCOM abre operação em Portugal

A UBCOM, empresa suíça de aconselhamento estratégico em cibersegurança e soberania digital, abriu um escritório em Portugal.

Localizado em Cascais, o espaço tem o objetivo de trabalhar o mercado nacional e todos os mercados de língua oficial portuguesa.

Com sede na Suíça e escritórios em França, Luxemburgo e agora em Portugal, a UBCOM tem a missão de apoiar governos e empresas “a defender a sua soberania digital, ou seja, a proteger dados sensíveis, sejam pessoais, estratégicos ou operacionais, no mercado global contra a inteligência económica e a espionagem industrial”.

A UBCOM assegura, também a proteção política da informação, “adequando as estratégias de segurança digital e da informação à legislação e regulamentos locais, a fim de proteger o titular e a propriedade intelectual”, explica a companhia.

De acordo com Frans Imbert-Vier, CEO e fundador da UBCOM, “a decisão de expandirem a atividade para Portugal está diretamente relacionada com o facto de Portugal ser um ecossistema de early adopters, aberto a soluções inovadoras no sector digital e isto deve-se em particular às iniciativas legislativas implementadas para reforçar a cibersegurança do país, mas também às excelentes universidades, que formam os talentos de amanhã”.

O relatório Global Cyberspace Security Index 2020, que mede o compromisso de 193 países em questões de cibersegurança, classifica Portugal no 14º lugar (era 42º em 2018) e em 8º no ranking europeu (era 25º em 2018).

Contudo, como sublinha Frans Imbert-Vier, “Portugal enfrenta, tal como todos os países, ameaças cibernéticas crescentes e a prová-lo estão os muitos ataques de que têm sido alvo empresas e organismos do Estado, nalguns casos com quebras graves de serviços, afetando, inclusivamente, alguns serviços críticos. ”

Bruno Correia, CEO da UBCOM Portugal, refere que «pretendem, através da transferência de know how, apoiar a economia e o país a responder aos grandes desafios do digital, criando e dinamizando o emprego local».

Na primeira fase da sua entrada em Portugal, a UBCOM vai apostar em três serviços principais: Ubscan, Detoxio by Serenicity e Mailshield.

O Ubscan é o primeiro software de análise e certificação de vulnerabilidades que é cobrado por IP. O Ubscan identifica todas as fraquezas e vulnerabilidades dos sistemas de informação e de todos os equipamentos com um endereço IP (servidores, impressoras, IoT).

O Detoxio, um serviço exclusivo da UBCOM, analisa e bloqueia fluxos tóxicos em tempo real, que podem alterar, destruir ou roubar dados das organizações.

Já o Mailshield destina-se a proteger um dos principais instrumentos de comunicação das empresas, o email. O Mailshield verifica o estado da configuração DNS, garante o destino correto dos emails, deteta tentativas de spoofing e phishing e descobre a origem e a gravidade das ameaças aos emails.

Segundo Bruno Correia, “são serviços de entrada de gama, com preços escaláveis, que permitem a todo o tipo de empresas sofisticarem as suas estratégias de segurança digital.”

Bit Magazine

Recent Posts

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

22 horas ago

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

4 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

5 dias ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

6 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

1 semana ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

1 semana ago