Uber regressa a Nova Deli depois de ter sido banida

O serviço de transporte Uber foi banido de Nova Deli, em dezembro, mas a empresa decidiu recomeçar a operar na cidade ainda que sem a aprovação do governo. A implementação da Uber nos mercados internacionais tem mostrado enfrentar cada vez mais obstáculos.

uber

A discussão sobre a legitimidade dos serviços oferecidos pela Uber tem sido alvo de debate em todos os países por onde a empresa tem passado, incluindo Portugal. Uma das mais recentes polémicas teve lugar na Índia, depois de uma mulher ter sido alegadamente violada por um dos condutores da Uber.

No entanto, a empresa decidiu recomeçar a operar na capital indiana apesar de o governo ter banido a Uber e tê-la colocado numa espécie de lista negra de serviços indesejados. Na aplicação móvel já é possível reservar táxis, em Nova Deli, para hoje.

Com exceção dos EUA, a Índia representa o maior mercado para a empresa mas o crescimento no país enfrenta dificuldades devido à situação em Nova Deli. Depois das acusações ao motorista, funcionário da Uber, o governo da cidade baniu não só esta empresa como todas as aplicações de serviços de táxi.

Não é a primeira vez que acusações deste género são reportadas, tendo já sido apontados abusos em Chicago e Boston. Alguns motoristas também foram impedidos de trabalhar devido à falta de licenças e incumprimento de regras.

Com as barreiras que a Uber tem encontrado no processo de implementação internacional, a empresa decidiu introduzir medidas de segurança mais apertadas, tais como a verificação das licenças e capacidades dos motoristas ou a criação de um botão de emergência que deverá estar presente na aplicação.