Uber vai partilhar dados de Londres

A Uber afirmou que vai partilhar dados recolhidos de milhões de viagens que os seus carros fazem em Londres, sendo esta a nova cedência da Uber.

A Uber afirmou que vai partilhar dados recolhidos de milhões de viagens que os seus carros fazem em Londres, sendo esta a nova cedência para atender às solicitações do regulador da cidade.

A empresa norte-americana está numa luta para manter os seus 40 mil motoristas a operar nas estradas da capital do Reino Unido, o seu mercado europeu mais importante, depois de a Transport for London (TfL) ter considerado que não era “adequado” para executar um serviço de táxi.

A Uber anunciou uma série de mudanças no seu modelo de negócios nos últimos meses, incluindo a introdução de suporte telefónico 24 horas por dia, 7 dias por semana, e a divulgação proativa de incidentes sérios à polícia de Londres.

Esta semana, a empresa disse que qualquer um poderia analisar a sua informação anónima, inclusive nas condições de viagem passadas e como os tempos de viagem em diferentes áreas de Londres são afetados por eventos e encerramento de estradas.

“Nós ouvimos os comentários das cidades em que operamos na medida em que o acesso a alguns de nossos dados agregados pode ajudar a informar a política de transportes e futuros investimentos”, disse o diretor da Uber para as Cidades do Reino Unido, Fred Jones. “Queremos ser um parceiro melhor para os planeadores e reguladores da cidade, e esperamos que estes dados ajudem a dar-lhes informações valiosas para o futuro”.

No mês passado, a TfL disse que os operadores devem “partilhar dados de padrões de viagem para melhorar a compreensão de seus serviços” como parte das propostas para agitar a indústria de aluguer privado.