UE financia projeto imPACT

A União Europeia vai dar dez milhões de euros ao imPACT, um projeto de investigação para proteger os internautas da espionagem na Internet.

Michael Backesm, Peter Druschel, Rupak Majumdar e Gerhard Weikum são os quatro professores de ciências da computação em instituições universitárias alemãs que estão por trás do projeto merecedor do financiamento de Bruxelas.

Estes professores pretendem encontrar uma forma de proteger os internautas de ações de espionagem e fraude, arranjando um método que exponha os autores de tais ações, mas sem comprometer a liberdade de opinião ou de acesso à informação e ao comércio característica da Internet.

Os maiores objetivos destes investigadores são a proteção da privacidade dos utilizadores durante a publicação de conteúdos na Internet e a participação em comunidades online, de modo a garantir a prestação de contas de internautas e fornecedores de acesso para que os comportamentos maliciosos possam sejam detetados.

“Até agora ainda não chegámos a nenhuma solução satisfatória, nem para qualquer um destes quatro temas isoladamente. Mas estas são propriedades essenciais para a Internet”, refere Michael Backes, um dos professores que estão por trás deste projeto. “Cada uma das propostas encerra uma tarefa dantesca, uma vez que alguns dos objetivos geram conflito entre si”, acrescenta.

“É muito complexo, por exemplo, permitir a privacidade e o anonimato na Web, e, simultaneamente, responsabilizar os utilizadores pelas suas ações em caso de má conduta intencional. Além disso, é difícil determinar a confiabilidade dos dados, que foram publicados anonimamente”, conclui o professor de segurança da informação e criptografia na Universidade de Saarland e porta-voz do projeto financiado pela União Europeia.

Cátia Colaço

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago