UE precisa desenvolver um Simplex Europeu

“Tal como Portugal está a fazer internamente, a UE precisa de desenvolver um Simplex Europeu”, defendeu Carlos Zorrinho na sessão plenária do Parlamento Europeu no ponto da ordem de trabalhos sobre Instrumentos de Identificação Digital Transfronteiriça e Serviços em Linha.

O eurodeputado socialista deu como exemplos a “identificação digital fácil, digitalização por princípio, acesso em linha a serviços públicos e privados, integração ou interconexão de bases de dados para criar balcões únicos, qualificação dos utilizadores”

Para Carlos Zorrinho, “consolidar uma União Digital robusta é uma das prioridades estratégicas para combater a fragmentação política, económica e social da União Europeia” e “a revolução digital originada pela evolução tecnológica abre uma grande oportunidade à economia e à sociedade europeia, que não podemos perder”.

“O sucesso da União Digital depende muito da capacidade de criar uma nuvem europeia de dados (Cloud) e um conjunto de processos simples para que as empresas e os cidadãos europeus possam tirar partido dos novos modelos de governação”, sustentou o eurodeputado.

No dia em que a Comissão apresentou um importante conjunto de diplomas legislativos para o desenvolvimento do mercado único digital, Carlos Zorrinho reforçou que “o futuro é hoje. “É preciso agir depressa na concretização de uma governação eletrónica de base europeia ao serviço dos cidadãos e das empresas da União”, concluiu.