Uma app para ajudar quem tem um aparelho auditivo

Agora quem usa um aparelho auditivo pode ver a sua vida facilitada. TruLink é o nome da aplicação que permite conectar um aparelho auditivo a um smartphone Apple ou Android, através de bluetooth.

A empresa de tecnologia Starkley e a Apple uniram-se para criar um aparelho auditivo especial – o Halo. Este dispositivo consegue receber o conteúdo áudio gerado pelo iPhone, iPad ou iPhone touch, por via da app TruLink. Para além de iOS, o Halo é também compatível com o sistema operativo Android.

O utilizador pode assim ouvir música e outras transmissões diretamente no seu aparelho auditivo, como se de auriculares se tratasse. A TruLink permite alterar o volume do som e dá uma ajuda caso a pessoa perca o equipamento auditivo.

Esta app consegue ainda memorizar automaticamente os locais de passagem do utilizador. Como? Utiliza o GPS do iPhone para determinar a localização da pessoa. Por exemplo, se o utilizador entra num café e aumenta o volume do aparelho, a TruLink grava esta ação; se voltar ao mesmo local, a aplicação recorda esta configuração e altera o volume automaticamente.

O aparelho auditivo Halo, que funciona em conjunto com a TruLink, é compatível com iPhone 5S, iPhone 5C, iPhone 5, iPhone 4S, iPad Air, iPad 4, mini iPad, iPod touch (5ª geração). Funciona também com o sistema operativo Android nos equipamentos Samsung Galaxy S6, Samsung Galaxy S5, Samsung Galaxy S4, Samsung Galaxy Note 4, Samsung Galaxy Note 3, HTC One M8 e HTC One M7.