União Europeia financia projeto português de investigação

A União Europeia financiou o Instituto de Tecnologias Interativas da Universidade da Madeira num dos seus projetos de investigação. O financiamento foi de 2,35 milhões de euros.

1378137184LEAPFROG HCI-DI é o nome do projeto financiado que está relacionado com as áreas da interação entre humanos e computadores e da inovação pelo design.

“Este financiamento vai permitir expandir e maximizar o potencial do Instituto, nomeadamente ao nível da investigação interdisciplinar em tecnologias interativas”, diz Nuno Nunes, presidente do Madeira-ITI e diretor científico do Programa Carnegie Mellon Portugal.

A bolsa é atribuída no âmbito da iniciativa Cátedras do Espaço Europeu de Investigação e incluída na fase piloto do programa Horizon 2020, permitindo apoiar uma equipa de investigadores.

A fase-piloto das Cátedras EEI tem um orçamento de 12 milhões de euros proveniente do atual Sétimo Programa-Quadro de Investigação (2007-2013) e atribui cátedras de investigação de alto nível, tendo em vista a promoção da excelência na investigação nos Estados-Membros da União Europeia, assim como a redução das fronteiras na investigação e na inovação na Europa, através do apoio a iniciativas em regiões menos desenvolvidas.

Pretende-se potenciar a integração de estudantes universitários e investigadores no panorama internacional da investigação de alto nível, dando condições às universidades e a outras instituições para que possam atingir níveis de excelência em investigação.

O financiamento é válido para os próximos quatro anos.