A União Europeia está a investigar algumas empresas de tecnologia sobre possíveis acordos anticoncorrenciais sobre vendas online de produtos eletrónicos. Entre as empresas visitadas por funcionários europeus destacam-se a Samsung, a Philips e a Media-Saturn.
De acordo com um comunicado, “a Comissão tem razões para suspeitar que as empresas sujeitas às inspeções podem ter colocado restrições às vendas online de produtos eletrónicos de consumo e de pequenos aparelhos domésticos”. Essas empresas podem ter violado regras da concorrência europeia que proíbem acordos anticoncorrenciais.
A CE adiantou ainda que se estas restrições existem, podem levar a preços mais altos no consumo ou à indisponibilidade de produtos através de certos canais de vendas online. No entanto, uma autoridade da concorrência da Comissão recusou revelar quais são as restrições.
A Samsung, a Philips e a Media-Saturn reconheceu na passada sexta-feira a sua participação nas investigações, mas recusou comentar detalhes sobre o assunto. Já a Samsung, está a cooperar plenamente com a CE mas também se recusou a fazer comentários.
Segundo um porta-voz da Philips, a empresa foi visitada por funcionários da Comissão no início da semana passada e também está a cooperar plenamente no inquérito. Á semelhança das outras empresas, a Philips também não quis fazer mais comentários.
“Podemos confirmar que a Comissão visitou-nos a três de dezembro”, referiu um porta-voz da Media-Saturn num comunicado enviado por e-mail, acrescentando que a empresa está a cooperar plenamente com as autoridades oficiais.
No entanto, o facto de a Comissão estar a realizar estas investigações não significa que a empresa seja culpada de comportamento anticoncorrencial nem que prejudica os resultados da própria investigação. A CE adiantou ainda que para já não há um prazo definido para concluir a investigação.
A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…
O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…
A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…
Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…
Os clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…
A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…