União Europeia tem 8,6 mil milhões para inovação e tecnologia

Existem 8,6 mil milhões de euros em fundos europeus destinados a projetos de inovação e tecnologia para pequenas e médias empresas. Esta medida faz parte do programa Horizonte 2020 e Portugal pode beneficiar deste apoio à investigação.

720924

A Europa tem disponíveis 80 mil milhões de euros para iniciativas ligadas à inovação, dos quais 8,6 mil milhões vão ser direcionados para o programa Horizonte 2020, que pretende apoiar e incentivar as pequenas e médias empresas a investir no desenvolvimento de novas tecnologias.

O programa Horizonte 2020 está sob a alçada do comissário europeu português, Carlos Moedas, e segundo o próprio, este “é o maior programa de sempre em inovação e tecnologia”, algo que fazia falta à Europa para tornar mais eficaz a investigação, a concretização e implementação das ideias.

Carlos Moedas continuou explicando que um dos maiores problemas reside na dificuldade em realizar os projetos propostos e considerou o exemplo do aparelho MP3, que havia sido desenvolvido na Europa mas que acabou por ser explorado pela gigante Apple.

Uma das ferramentas, que este Horizonte 2020 providencia, designa-se Instrumento PME e permite, precisamente às pequenas e médias empresas, um financiamento de 50 mil euros, a fundo perdido, o que representa uma oportunidade importante para o desenvolvimento já que o risco é mínimo. Dos dados conhecidos, seis empresas portuguesas beneficiam desta medida.

As inscrições estão disponíveis na página online do programa Horizonte 2020 e, para isso, basta preencher um formulário acessível a todos os países.