Universidades da América do Norte virtualizam redes com VMware

A VMware, empresa de infraestrutura em nuvem e mobilidade corporativa, anuncia que as universidades americanas de New Mexico (UNM) e de New Hampshire e Université Laval do Canadá implementaram ambientes de produção da plataforma de virtualização de rede VMware NSX.

Desenvolvido como parte de uma arquitetura de data center definida por software, o VMware NSX fornece às equipas de TI destas universidades a agilidade e a segurança necessárias para acompanhar a velocidade das pesquisas e das descobertas.

As três universidades aperfeiçoaram a velocidade e a eficiência da TI com a qual podem intermediar serviços de tecnologia da informação para diferentes departamentos das suas organizações, reproduzindo o modelo completo da rede no software por meio do VMware NSX.

As instituições também aprimoraram a segurança dos seus data centers ao usar a microssegmentação e as capacidades de distribuição do NSX para complementar as soluções de TI existentes e conferir segurança à infraestrutura de seus data centers. Essas capacidades estão a ser estendidas do data center até ao utilizador final por meio do VMware Horizon Desktop as a Service e do Horizon Virtual Desktop.

A University of New Mexico, com mais de 35 mil estudantes e 9,1 mil professores e funcionários, instalou uma combinação de VMware NSX com VMware vRealize Automation em todo o campus.

“A velocidade e a eficiência também são benefícios bastante tangíveis. Quando um departamento precisa de um sistema, não vai ter de esperar três semanas mas apenas 20 minutos”, disse Brian Pietrewicz, diretor de Plataformas de Computação da University of New Mexico.

A universidade de New Hampshire está a ampliar a capacidade computacional disponível da VMware vSphere para oferecer redes personalizadas e serviços de segurança para todas as faculdades do campus usando o VMware NSX.

A U-Laval implementou um modelo central de TI e desenvolveu uma “nuvem comunitária” para envolver municípios, entidades do setor público, conselhos escolares e órgãos governamentais no Quebec, com o objetivo de fornecer uma solução de nuvem acessível.

O NSX permitiu à instituição de ensino disponibilizar ambientes completamente isolados para diferentes clientes na mesma infraestrutura, com rápido provisionamento e uma abordagem altamente rentável.