Vendas de ChromeBooks ultrapassam as de MacBooks

Segundo os dados avançados pelo NPD Group, empresa conceituada em estudos de mercado, as vendas de Chromebook já ultrapassaram as de MacBooks nos Estados Unidos.

chromebook-google-microsoft-scroogledAtualmente, os ChromeBooks já representam 9,6 por cento de todos os computadores vendidos nos Estados Unidos em 2013, numa análise que compreendeu os meses de janeiro a novembro desse mesmo ano.

Este valor é bem superior ao atingido pelos tablets Android, que se situa nos 8,7 por cento, tablets Windows, de 2,2 por cento, e MacBooks, com 1,8 por cento.

No mercado dos tablets, os iPads são sem dúvida os líderes. No entanto, os concorrentes ganham cada vez mais quota de mercado. Apesar de continuar a ser líder no mercado, crescimento do iPad foi menor comparativamente ao ano de 2012, registando no ano passado 15,8 por cento, ao passo que em 2012 registou 17,2 por cento.

Relativamente a computadores portáteis, o Windows continua a liderar e não deverá perder o lugar devido a diversos fatores. Mesmo assim, no ano passado saiu a perder no que toca às vendas homólogas, registando 34,1 por cento, quando em 2012 registou 42,9 por cento.

A HP é a líder, seguida pela Lenovo e a Apple. Estas três empresas registaram quebras. Já a Samsung cresceu, tendo a sua fatia de mercado subido de 1,7 por cento em 2012 para dez por cento em 2013.

Os dados adquiridos pelo NPD Group são referentes aos equipamentos pré-configurados, vendidos exclusivamente por canais comerciais.