Versão de Cortana será disponibilizada para Android e iPhone

Redmond lançará uma versão adaptada de Cortana, assistente pessoal do Windows, estará disponível para as plataformas concorrentes Android e iOS. É mais um movimento ousado, uma vez que a assistente é uma das atrações da versão mobile do Windows.

windows phone 8.1 cortana

A novidade deve chegar ao sistema do robô o fim de junho, enquanto a plataforma da maçã não têm data definida para rodar a novidade, com a confirmação apenas de que chegará aos aparelhos iPhone e iPad ainda neste ano. Segundo a Microsoft a assistente de voz exibirá resultados esportivos, informações de voo, temperatura e notificações, como lembretes e alarmes.

O lançamento revela uma corrida das três concorrentes em sistemas móveis para aperfeiçoar suas assistentes pessoais Google Now, Siri e a própria Cortana. Isso porque a compreensão fonética das assistentes pode ser aplicada em aplicações pagas nos sistemas, em aplicações corporativas que livrem profissionais de utilizarem as mãos e também com a popularização dos wearables, movimento que também deve providenciar certa independência dos dispositivos, aos usuários de tablets e smartphones.

Além da assistente, a Microsoft também informou que o Windows 10 poderá ser sincronizado com aparelhos Android, iPhones e iPads. “Queremos que o Windows 10 funcione com o dispositivo que você tiver”, afirmou o vice presidente corporativo da Microsoft, Joe Belfiore, em vídeo publicado no blog oficial da companhia, à respeito dos novos recursos.

De acordo com a companhia, o aplicativo “Phone Companion” em um computador com Windows 10 proverá as principais experiências do Windows (sincronização de fotos, músicas e documentos) nos dispositivos concorrentes. Com a configuração da funcionalidade, fotos sincronizadas com o aplicativo OneDrive em um telefone Android ou um iPhone, por exemplo, aparecerão automaticamente em um computador com Windows 10.

A empresa indica ainda que a integração com um computador com Windows 10 poderá ser feita pelos aplicativos Skype, Office, Outlook e OneNote. O processo de pareamento também possibilitará que músicas, podcasts e qualquer arquivo de áudio presente em um dispositivo Android ou iOS seja rodado em tempo real no computador.