Vision-Box vence concurso estatal na Moldávia

A tecnológica portuguesa Vision-Box assinou contrato com uma entidade estatal na Moldávia para a implementação de uma solução biométrica na emissão de documentos de identidade. Trata-se do Registru – Centre for State Information Resources, detido pelo Estado desta república europeia.

A Registru detém os direitos de produção e emissão de documentos de identidade e está agora focada no upgrade das suas infraestruturas e melhoria do serviço aos cidadãos. Foi por isso que abriu, em 2015, um concurso para a modernização da emissão de documentos com autenticação biométrica integrada. A portuguesa Vision-Box venceu o concurso.

A empresa vai agora implementar uma solução em 55 locais de registo da entidade estatal. Os sistemas vb e-pass desktop desenvolvidos pela Vision-Box foram os preferenciais para a interação com o cidadão. São unidades com design ergonómico, que permitem um “processamento fácil para o funcionário e cidadão, assegurando uma experiência rápida, precisa e sem stress”, explica a empresa.

Os sistemas desktop têm uma câmara que se ajusta automaticamente conforme a altura do cidadão e um LCD com instruções animadas para a captura das impressões digitais. O processo é completado pela assinatura num ecrã tátil, a que se segue a validação dos dados.

A solução será integrada na infraestrutura da Registru e será construída com um princípio de privacidade por defeito. É expectável que o sistema da Vision-Box permita a poupança de várias horas de trabalho aos funcionários da entidade estatal.

“A solução implementada na empresa estatal Registru fornece os benefícios de ganhos de eficiência e otimização de recursos“, sublinha a empresa portuguesa. “Reduz o tempo de espera e melhora o tempo de processamento, reduzindo as filas de espera e descongestionando o espaço dos locais de registo.” A Vision-Box garante que a segurança dos dados também é melhorada, visto que os registos biométricos são captados num “momento crucial” da emissão do documento.