Categories: Negócios

Vision-Box instala reconhecimento facial no maior aeroporto de Nova Iorque

A U.S. Customs and Border Protection (CBP) está a usar a tecnologia biométrica vb e-pass desktop da Vision-Box para a verificação da conformidade entre a imagem facial armazenada no chip do passaporte e a cara do viajante que desembarca em Nova Iorque. O sistema está integrado na solução global implementada pela Unisys Corporation em três terminais de chegadas do aeroporto JFK.

“Até ao final do ano, todos os passports válido em circulação nos Estados Unidos serão eletrónicos”, sublinha Michael Petrov, diretor-geral da Vision-Box para a América do Norte. “A solução implementada abrange o ciclo de vida do passaporte ao fornecer meios fiáveis de verificação da legitimidade da sua posse pelo viajante, ajudando a endereçar a significativa  ameaça de segurança da troca de documentos, com precedentes lamentáveis noutras partes do mundo”, refere. Um exemplo desta troca aconteceu na Austrália, quando um jihadista conhecido conseguiu sair do país em direção à Síria usando o passaporte do irmão. “A sua viagem poderia ter sido prevenida com o uso do vb e-pass desktop”, considera.

O funcionamento da solução no JFK é simples: o vb e-pass desktop autentica e lê o chip do passaporte, depois tira uma foto da cara do viajante e faz corresponder as duas imagens usando um algoritmo biométrico. Se a correspondência for elevada, o passageiro segue viagem; se a probabilidade de correspondência for baixa, com base em múltiplas características faciais, o passageiro tem de passar por um processo mais rigoroso de verificação pelas autoridades.

O sistema responde à questão: qual é a probabilidade estatística de este documento não pertencer à pessoa que o traz?

Além deste projeto, a Vision-Box também está a instalar tecnologia de reconhecimento facial nos quiosques de controlo automático usados pela U.S. Customs and Border Protection numa dúzia de grandes aeroportos do país. O primeiro a estar operacional foi o aeroporto internacional de Orlando, na Flórida, que estreou o sistema em outubro passado.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago