VMware e AWS anunciam novo serviço de nuvem híbrida

A VMware e a Amazon Web Services (AWS) anunciaram uma aliança estratégica para desenvolver uma oferta híbrida integrada, baseada em data center definido por software (SDDC).

A oferta chama-se VMware Cloud on AWS e o objetivo é permitir que os clientes executem aplicações em ambientes privados, públicos e híbridos vSphere baseados em nuvem da VMware. A solução de nuvem híbrida é entregue e suportada pela VMware como um serviço sob-demanda  escalável. Os clientes da VMware poderão utilizar o seu software e as ferramentas existentes para impulsionar a disponibilidade de serviços da AWS – incluindo armazenamento, bancos de dados, análises, e outros mais.

A parceria foi criada porque muitas empresas usam VMware para executar aplicações nas suas nuvens privadas, mas também na AWS. Esses clientes têm solicitado a ambas as empresas que facilitem a execução dos seus ambientes locais existentes juntamente com AWS, usando o software e as ferramentas VMware.

A solução é arquitetada conjuntamente. O VMware Cloud on AWS é movido a VMware Cloud Foundation, uma plataforma SDDC unificada que integra o VMware vSphere, o VMware Virtual SAN e as tecnologias de virtualização NSX. Fornecerá acesso a toda a gama de serviços da AWS.

“O VMware Cloud on AWS oferece aos nossos clientes o melhor dos dois mundos”, diz Pat Gelsinger, CEO da VMware. “Este novo serviço facilitará para os clientes a preservação dos seus investimentos em aplicações e processos existentes, aproveitando a pegada global, as capacidades avançadas e a escala da nuvem pública da AWS.”

O serviço representa um significativo investimento em engenharia, operações, suporte e recursos de vendas de ambas as empresas. Ele será executado na nova infraestrutura da próxima geração da AWS. Os clientes terão a possibilidade de adquirir serviços por meio do seu contrato comercial existente com a VMware e usar os seus investimentos em software VMware existentes para garantir descontos de fidelidade adicionais para o seu ambiente de nuvem híbrida.

“Os nossos clientes continuam a solicitar que lhes facilitemos a execução dos seus investimentos em data centers existentes ao lado da AWS”, complementa Andy Jassy, ​​CEO da AWS. “A maioria das empresas já está virtualizada e utilizando o VMware, e agora, com VMware Cloud on AWS, pela primeira vez, será fácil para os clientes operarem num ambiente híbrido de TI consistente e contínuo usando as suas ferramentas VMware existentes na AWS, sem precisarem de adquirir qualquer hardware personalizado, reescrever os seus aplicativos ou modificar o seu modelo operacional”.

O serviço estará disponível em meados de 2017. Os preços serão disponibilizados mais perto da data de disponibilidade geral.