Vodafone compra na Grécia antes de ser comprada pela AT&T?

Ao fim de seis meses, voltaram os rumores de que a AT&T poderá fazer uma oferta pública de aquisição (OPA) ao Vodafone Group. Indiferente às conversas – ou não – a companhia inglesa anunciou uma aquisição em território grego.

Os números mais recentes mostram que a Vodafone está a estabilizar a posição nos seus principais mercados europeus. No entanto, não poderá dizer-se que a empresa está livre de perigo. Depois de, no início deste ano, se ter falado com insistência num alegado acordo entre a Vodafone e a AT&T, o assunto volta agora a estar em cima da mesa.

Na altura, Randal Stephenson, CEO da companhia americana, afirmou que a janela de oportunidade para investir num operador europeu se havia fechado, tendo em conta que todos eles se encontravam como bons índices económicos e de competitividade. Esta posição podia mostrar resignação faze ao comunicado que a AT&T teve de emitir, esclarecendo que não tinha intenção de fazer uma oferta sobre a Vodafone durante os seis meses seguintes. Mas… esse período termina agora.

A verdade é que a Vodafone tem vindo a reforçar as suas redes móveis, através do seu Project Spring mas também a adquirir operadores de rede fixa, de modo a poder oferecer serviços agregados aos seus clientes. O mais recente exemplo é o anúncio da compra de 72,7% do operador grego Hellas Online (HOL), onde a Vodafone já é acionista desde 2009. Com esta aquisição, a companhia inglesa passa a deter mais de 90% do capital e obriga-se a apresentar uma oferta pelo restante.

A HOL tem uma quota de mercado de onze por cento e a Vodafone disse que esta transacção vai criar “um operador de serviço integrado liderante que ocupará para já a segunda posição no ranking de mercado tanto em comunicações de rede fixa como móvel”.

Bruno Ribeiro

Recent Posts

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

16 horas ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

1 dia ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

2 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

3 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

6 dias ago

Microsoft apresenta Responsible AI Transparency Report

A Microsoft desenvolveu 30 ferramentas de IA responsável que incorporam mais de 100 funcionalidades que…

1 semana ago